As quedas intensas de temperatura, ocasionadas pelo período de inverno, trazem a necessidade de adaptações na rotina para se aquecer do frio. Peças de roupas pesadas e banhos quentes estão entre os métodos essenciais para lidar com o clima ameno no dia a dia. Contudo, os hábitos que protegem o corpo do ar gelado são os mesmos que tem o poder de prejudicar a saúde e vitalidade dos fios de cabelo, fazendo com que eles necessitem de uma atenção especial durante a estação.
Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, o inverno é um período onde devemos nos preocupar muito com as madeixas. “O clima ameno e a baixa umidade tendem a deixar o cabelo mais seco e com frizz. Com o frio excessivo acabamos abusando das altas temperaturas do chuveiro, o que provoca um maior ressecamento do couro cabeludo e dos fios. Além disso utilizamos de recursos como toucas e chapéus e as ferramentas de calor, o que acaba sendo ainda mais nocivo”, destaca.
A especialista aponta que o conjunto desses fatores remove a umidade natural, juntamente com nutrientes essenciais ao fio, deixando as madeixas frágeis, sem brilho e com pontas duplas. “O cabelo fica com aspecto de palha, sendo difícil desembaraçá-lo e é comum que fique mais volumoso após a escovação devido a sua desidratação. Opaco e sem vida, a reposição de água torna-se extremamente necessária para recuperar fios macios, brilhantes e sem frizz. Dessa forma, investir em produtos de hidratação se torna uma alternativa indispensável para driblar esses danos”, expõe.
De acordo com Renata, o procedimento é um cuidado que se adapta a todo tipo de cabelo, além de não ser invasivo, servindo para repor a umidade dos fios, devolver os nutrientes perdidos e combater o ressecamento. “A hidratação reestabelece o nível de absorção de água das madeixas, o que determina sua maleabilidade e brilho. Assim, o método é muito eficaz para auxiliar nos cuidados capilares durante os dias mais frios”, menciona.
A educadora ainda revela que ativos, como silicone, tutano, D’Pantenol, e queratina atuam na fibra capilar, auxiliam na retenção de umidade, aumentam a resistência mecânica dos fios e uniformizam suas cutículas, resultando em cabelos sedosos e macios. Por fim, Renata explica que não é necessário reservar um longo período de tempo para hidratar as madeixas. “O uso dos produtos certos pode ser incorporado a rotina de forma prática e rápida, fazendo com que o inverno não seja um grande problema e possa ser vivenciado sem grandes preocupações”, conclui.