Instituto Natura oferece cursos gratuitos para professores

Os projetos Trilhas, Comunidade de Aprendizagem e Escola Digital, apoiados pelo Instituto Natura, oferecem cursos à distância gratuitos e autoinstrucionais.

Além de recarregar as energias, as férias escolares também são o período ideal para que professores se atualizem e reforcem sua formação. Os projetos Trilhas, Comunidade de Aprendizagem e Escola Digital, apoiados pelo Instituto Natura, oferecem cursos à distância gratuitos e autoinstrucionais, que podem ser realizados de acordo com o cronograma dos interessados.  As formações do Escola Digital e do Trilhas contam com certificados emitidos pelo MEC.

“Os professores podem fazer o curso sozinhos ou em grupo, durante o período de planejamento para o próximo semestre”, conta a gerente de projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson. “Discutir o conteúdo com os colegas deixa a experiência ainda mais enriquecedora”, completa.

Todos os EADs oferecidos pelo Instituto Natura podem ser iniciados a qualquer momento, não apenas durante as férias escolares. Apesar de voltados para professores, os cursos estão disponíveis para todos os interessados.

 

Confira os cursos:

Comunidade de Aprendizagem na Escola

Público: professores, familiares, equipe escolar, voluntários e membros de secretarias de educação.

Objetivo: formação a partir de módulos mais gerais de introdução e explicação das bases de Comunidade de Aprendizagem e outros que propiciam ferramentas para a implementação da proposta.

Estrutura do curso: o EAD está disponível em português e em espanhol. São oito módulos de quatro horas cada.

Certificação: ao final de cada módulo é emitido um certificado oferecido pelo Instituto Natura.

Acesso ao curso: http://www.comunidadedeaprendizagem.com/ead/

 

Escola Digital

Público: professores e gestores educacionais.

Objetivo: propiciar a reflexão sobre tecnologia e educação, bem como auxiliar professores a incorporar recursos digitais para a aprendizagem na sala de aula.

Estrutura do curso: o EAD possui dois cursos, um voltado para professores e outro para gestores educacionais. Os três primeiros módulos dos dois cursos são iguais, apenas o quarto módulo traz conteúdo específicos para cada um dos públicos. São quatro módulos, totalizando 40 horas.

Certificação: certificado comum quando conclui os dois primeiros módulos (20 horas) e certificado reconhecido pelo MEC quando encerra todos os módulos (40 horas).

Acesso ao curso: http://escoladigital.org.br/ensino-a-distancia

 

TRILHAS

Público: professores que lecionam para Educação infantil (crianças de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ,2º e 3º anos).

Objetivo: formação de professores que atuam com alfabetização com as crianças.

Estrutura do curso: neste ano o curso foi ampliado em mais 45 horas para abordar diferentes tipos de texto e possibilitar aprofundamento das competências do professor. Estão sendo lançadas atividades sobre textos informativos, leitura literária e leitura na aquisição da escrita. No total, são 85 horas de curso.

Certificação: o Instituto Natura é o responsável pela emissão do primeiro certificado digital, emitido quando os participantes concluem as 15 horas iniciais e acumulam 660 pontos. Os certificados digitais seguintes, equivalentes a 40 e 45 horas, são assinados também pelo Instituto Natura e emitidos pelo Instituto Singularidades que é credenciado pelo MEC.

Acesso ao curso: http://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

Artigo anteriorMinicurso gratuito ensina a fabricar cestos de jornal
Próximo artigoBarueri dá acesso aos pais a notas e frequência dos filhos