Instituto Sidarta promove 1ª Semana Formativa do Programa SEE Learning

Instituto, localizado em Cotia, foi escolhido pela Universidade para apresentar e divulgar no Brasil o Programa de Aprendizagem Social, Emocional e Ética.

O Instituto Sidarta, localizado em Cotia (SP), receberá de 08 a 14 de agosto de 2019 a 1º Semana Formativa do Programa SEE Learning, uma parceria da Tibet House com a Emory University.
O evento será o primeiro encontro de formação no Brasil. A iniciativa tem como principal objetivo difundir o SEE Learning (Aprendizagem Social, Emocional e Ética) no Brasil. O programa de educação da Emory University oferece aos educadores as ferramentas necessárias para promover o desenvolvimento de inteligência social, emocional e ética nos estudantes.
Programa SEE Learning representa o estado da arte na educação e o aprimoramento da programação da aprendizagem social e emocional (SEL), com componentes adicionais que serão apresentados na semana formativa, tais como:

  • Treinamento de atenção;
  • Fortalecimento de habilidades de compaixão e cuidado;
  • Desenvolvimento do pensamento sistêmico;
  • Abordagem da ética secular;
  • Resiliência e prática informada por trauma.

O programa oferece aos educadores um currículo desenvolvido em etapas, consistindo em atividades a serem implementadas, estrutura conceitual usada para projetar o currículo e recursos para preparação e desenvolvimento do educador, de modo a instrumentalizar os alunos para se envolverem eticamente, como parte de uma comunidade global. Além disso, fornece aos formadores as ferramentas para dar suporte ao bem-estar dos estudantes.
O evento será sediado no Instituto Sidarta, que é responsável pela tradução do material do programa para o português. O 1º volume foi entregue no encontro realizado em Nova Deli, capital da Índia. Esse material será compartilhado na semana formativa, que contará com 80 participantes de diferentes estados brasileiros (Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo).
Os participantes são educadores envolvidos diretamente com iniciativas voltadas para competências socioemocionais. Eles terão a responsabilidade de adequar à realidade nacional, propiciando sua ampla implementação e contemplando os diferentes cenários educacionais.
Relembrando – Em junho, a reportagem da Circuito foi até o Sidarta e entrevistou a diretora pedagógica do Instituto, Cláudia Siqueira, e o professor Valentin Conde. Ambos explicaram que o instituto foi escolhido pela Universidade Emory, que fica em Atlanta (EUA), para apresentar e divulgar essa discussão no ambiente escolar. Em síntese, disseram que a Educação Socioemocional tem como foco treinar professores para que possam ministrar essas novas habilidades sociais, emocionais e éticas, muito mais relacionadas ao comportamento e à administração das próprias emoções, mas que impactam positivamente o indivíduo e a relação dele com o mundo ao seu redor. “Eu [professor] passo um tempão dando bronca no aluno porque ele teve uma atitude incorreta, mas eu nunca paro para entender se esse aluno pode aprender um comportamento social mais bacana ou será que isso é simplesmente intuitivo. Esse programa vai mostrar a forma científica de entender como eu posso ajudá-lo”, explicou Valentin.
Serviço
1ª Semana Formativa do Programa SEE Learning
Local: Instituto Sidarta, em Cotia (SP)
Data: de 08 a 14 de agosto de 2019
Horário: das 08h30 às 16h
Vagas Esgotadas

Artigo anteriorPetrobras reduz preço do gás de cozinha
Próximo artigoDetetives do Prédio Azul chega ao Raposo Shopping