“Juntos Pelo Vinny”: bebê de Cotia precisa de R$ 4 milhões para tratar leucemia rara nos EUA

O bebê de 1 ano e 3 meses sofre de um tipo raro de leucemia e o tratamento só pode ser feito nos Estados Unidos. Para financiar os gastos, a família de Vinícius está fazendo uma campanha na internet para arrecadar o dinheiro; saiba como ajudar

Um verdadeiro guerreiro, que luta pela vida. Estamos falando de Vinicius Debertis Gaidies, um garotinho de Cotia que luta, desde os 4 meses de vida, contra uma doença rara: Leucemia Linfóide Aguda B do lactante – Alto Risco (CID C91). Na esperança da cura, a família deu início a uma campanha de arrecadação de recursos para custear o tratamento nos Estados Unidos, já que por aqui tudo o que poderia ser feito está sendo realizado, mas sem sucesso.

A princípio, a família descobriu uma medicação ainda em fase de teste no The University of Texas MD Anderson Cancer Center. Porém, algumas intercorrências ocorreram no tratamento do Vinny e um novo plano de tratamento foi desenhado. A nova possibilidade é CarT Cell, realizada em outra instituição norte-americana, no The Children´s Hospital Los Angeles.

A terapia consiste no tratamento das células. “Não é quimioterapia nem uma medicação em si”, ressalta o pai Luciano. Funciona assim: é feita a transferência dos genes de uma molécula para outra, para prevenir ou curar a doença. No caso da Car-T Cell, é utilizado o linfócito do tipo T, pois é ele que comanda a resposta do corpo aos vírus e ao câncer.

O x da questão é valor do tratamento: cerca de R$ 4 milhões “Por isso, pedimos a ajuda de todos com doações e orações para conseguirmos arrecadar esse valor e salvarmos a vida do nosso pequeno. O valor é altíssimo nós sabemos, mas eu ainda acredito num mundo solidário, se nos juntarmos o impossível se tornará possível. Não importa a quantia a ser doada, o maior valor é o amor, a empatia, o desejo de ajudar, ainda que não seja uma doação alta, será uma doação importantíssima e contribuirá para salvar o nosso guerreiro”, pede a tia Carine que criou a página de financiamento coletivo Vakinha, onde a família tenta arrecadar o dinheiro necessário para o tratamento.

Ela conta que, logo no início, enquanto Vinny dormia, ela fez uma promessa no ouvido do sobrinho: lutaria com ele até o último dia. “Até vencermos essa guerra, tenho repetido isso sempre que estou com ele. Talvez ele não entenda, sinceramente acho que não entende, afinal ainda é um bebezinho de apenas 1 aninho, mas eu entendo e me lembro a todo o momento o meu compromisso com ele”, diz.

Vinny e a família

O Vinny é o caçulinha. Ele tem duas irmãs: Giovanna, de 11 anos, e Gabrielle, de 5. A mãe precisa acompanhá-lo em tempo integral e ainda cuidar das duas meninas e da casa, enquanto o pai continua trabalhando na medida do possível, já que diariamente é necessário levar e buscá-los no hospital para os diversos procedimentos que compõe o tratamento. “A união da nossa família tem sido fundamental neste momento”, comenta a tia que tem esperança, e muito. “Nós não desejamos que nenhuma família no mundo passe pela dor de ver seu bebê, com um corpinho ainda tão pequeno e frágil sofrendo o peso de uma quimioterapia, as picadas e todos efeitos colaterais que ferem o corpo e a alma. Tem sido triste demais! Mas, apesar de tanta dor, nosso príncipe não economiza sorrisos, risadinhas, amor e gratidão pela vida. Diferente de nós, adultos, ele só enxerga a parte boa da vida e é isso que nos fortalece todos os dias”, completa.

A família também criou um perfil no Instagram @amigosdovinny, onde compartilha a rotina do pequeno. Uma das postagens mais recentes mostra o garotinho sorrindo (a foto de abertura desta reportagem) e, na legenda, a mãe escreveu: “Esse sorriso faz que eu sinta a presença de Deus como nunca senti em minha vida. Vivo um constante medo, um constante desespero, cada segundo do lado do meu filho é único, eu não tenho como salvar ele sozinha, eu preciso de todos vocês!”.

Ajude

DADOS BANCÁRIOS
Vinicius Debertis Gaidies
CPF e PIX: 583.664.438-17
Banco do Brasil
Agencia: 0916-4
Conta Poupança: 57.349-3

VAKINHA
Juntos para salvar nosso bebê Vinicius
ID da vaquinha: 1729923

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorQue tal trazer o gosto da festa junina pra dentro de casa?
Próximo artigoOpção segura e divertida para as férias da criançada