“Matilda – O Musical” estende temporada até fevereiro

Com um roteiro cativante e divertidíssimo, o aclamado musical faz temporada Teatro Claro SP (Shopping Vila Olímpia), que foi estendida para até 4/2. A imperdível montagem brasileira traz ao palco um elenco de 50 artistas, entre crianças e adultos, e uma estrutura de mais de 23 toneladas.

Sucesso de público, com mais de 50 mil espectadores, Matilda ficará em cartaz no Teatro Claro Mais São Paulo (Shopping Vila Olímpia) até 4 de fevereiro. Matilda – o musical é diversão garantida para adultos e crianças, que agora poderão aproveitar o período das férias escolares de janeiro para se contagiarem com está história que cativa gerações na TV, cinema e teatro.

Criado a partir do romance do genial escritor britânico Roald Dahl (1916 – 1990), o multipremiado espetáculo conta a história da personagem-título, que, dentro de casa e na escola, passa por inúmeras situações de descaso e de disciplina rígida nas mãos de sua família perversa e da diretora opressiva. Por isso, Matilda busca mudar sua vida e transformar o mundo que a cerca através dos livros, do mundo que eles descortinam e da bondade de sua professora, a Srta. Honey, uma verdadeira amiga. O musical também traz reflexões sobre os direitos das crianças e suas estratégias para lidarem com a hostilidade do mundo adulto por meio da inteligência, perspicácia e até de poderes mágicos.

A história clássica ganha ainda mais magia com efeitos especiais deslumbrantes e músicas encantadoras que promovem uma reflexão para toda a família. O clássico da literatura de Roald Dahl, também autor de Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e um dos mais importantes escritores infanto-juvenis do mundo, já foi exibido nos cinemas (em versão com o ator com o ator Danny DeVito nos anos 90 e, mais recentemente, em produção da Netflix) e nos palcos da Broadway em Nova York e West End em Londres.

Matilda – O Musical foi produzido pela primeira vez pela Royal Shakespeare Company, com estreia no Teatro The Courtyard, em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra, em 09 de novembro de 2010. Transferiu-se para o Teatro Cambridge no West End em Londres, em 25 de outubro de 2011, e teve sua estreia nos Estados Unidos no Teatro Shubert, Broadway, em 04 de março de 2013.

Cenário de tirar o fôlego

Na montagem brasileira, o universo da escrita estará presente por meio de grandes letras (4 m de altura), que formam a palavra Matilda. Cada uma delas cumpre um objetivo cenográfico e se desdobra para formar um ambiente cênico. A ideia é que o mecanismo funcione como uma verdadeira caixa de brinquedos gigante que trará magia e encantará o público presente.

A estrutura conta com uma plataforma rotatória, feita especialmente para o musical, vinda da Holanda. Trata-se de um piso redondo que se move por auxílio de motores em uma estrutura mecânica. A grande novidade é sua automatização, pois o acionamento não é manual, mas sim impulsionado por comandos eletrônicos transmitidos pela mesa de operações via rádio frequência. A plataforma se move e para com precisão cirúrgica e garantirá uma magia extraordinária nas transições de cenas e de ambientes, permitindo um impacto das coreografias para encantar o público. Apenas os mecanismos que compõem toda a estrutura da plataforma pesam cerca de 9 toneladas.

Para que todo o cenário, de mais de 23 toneladas, coubesse no Teatro Claro mais SP, algumas mudanças estruturais na casa precisaram ser feitas. Algumas delas foram:

1- A retirada de duas fileiras de poltronas para projeção do palco (o que também cria uma maior proximidade da plateia em relação à história);

2- A abertura de duas paredes para a entrada da plataforma giratória e do cenário;

3- O reforço do sobre o piso do Teatro para receber a megaestrutura;

4- A instalação de 48 motores e mais 120 metros de boxtruss para duplicar a quantidade de varas (estrutura onde parte do cenário fica pendurada) da casa;

5- Reforço do sistema elétrico para que suporte as mais de 300 luzes.

Alguns itens de cenário chegam a ter mais de 12 metros de altura e cerca de 300 props (artefatos cênicos) serão utilizados no musical.

MATILDA – O MUSICAL
Temporada até 4 de fevereiro de 2024

Local: Teatro Claro SP – Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000
Classificação: Livre
Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo
Sessões: Quarta-feira, 20h – Quinta-feira, 20h – Sexta-feira, 20h – Sábado, 15h – Sábado, 20h – Domingo, 15h – Domingo, 20h
Ingressos: de R$ 19,80 a R$ 400,00

Artigo anteriorEmpresas de ônibus rodoviários passam a oferecer aos usuários possibilidade de compensar carbono
Próximo artigoPlástica em 2024? Tudo o que precisa saber antes