Quando criança, a maioria dos meninos sonha em ser jogador de futebol, por ser o esporte mais popular e acessível para grande parte das pessoas. Mas Arthur Scherer Caporrino, morador da Granja Viana, sempre teve um desejo diferente: se tornar um piloto profissional.
Hoje, aos 23 anos, o rapaz se destaca como novato na Fórmula 1600, liderando o campeonato da categoria Light na temporada de 2019 da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
Desde a infância, Arthur começou a andar de kart, no Kartódromo Granja Viana. Mas foi em 2018 que iniciou sua carreira, quando decidiu tomar uma atitude e ir atrás de seu sonho de se tornar um piloto profissional. Foi então que se inscreveu em um campeonato de kart amador – na época, era o que estava ao seu alcance.
“Foi uma sensação incrível estar realizando o meu sonho de se tornar piloto”, disse. Por ser um campeonato amador, ele conta que ficou impressionado em como o nível dos pilotos era alto. “Na minha primeira corrida, eu tive bastante dificuldade por causa do nível dos pilotos, era uma corrida muito técnica, com disputas muito acirradas. Mas mesmo diante dessas dificuldades, consegui ficar em 6º lugar entre mais de 20 pilotos”. E foi neste momento que Arthur teve a certeza do que, de fato, queria.
No final de 2018, o sonho do jovem piloto se concretizaria ainda mais. Arthur recebeu um convite de um amigo para fazer um teste de F1600 no Autódromo de Interlagos. Foi neste momento que ele teve seu primeiro contato com um carro de corrida.
“Esse meu amigo me apresentou para o chefe de equipe que ele corria e fui vendo como tudo funcionava. Então fizeram um convite para um dia eu ir testar o carro. Após um mês, mais ou menos, eu fiz esse teste e foi uma das melhores experiências que eu tive. Você entrar na pista, sentir o cheiro, ouvir o barulho do carro no asfalto, a vibração e aquela pista maravilhosa que é Interlagos é uma sensação única”, recorda.
E Arthur se destacou. Este ano, iniciou sua carreira como piloto profissional na F1600, pela equipe SanRace, participando da temporada do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto da FASP. Já em sua quarta etapa, lidera o campeonato na categoria Light, com foco em ser campeão no fim da temporada e subir para a Super, categoria principal.
“Quero continuar seguindo carreira e chegar nas categorias máximas do automobilismo mundial”, deseja.
Sobre a Fórmula 1600
Maior categoria de monoposto da América Latina, a Fórmula Super 1600 é recordista em grid, alinhando 32 carros na etapa de julho de 2016, quando foi convidada pela Fórmula Truck para ser a categoria preliminar durante a etapa paulista.
Acessível, a categoria proporciona oportunidade de aprendizado e oferece a seus participantes a emoção de guiar um carro de fórmula a mais de 200km/h.
A diversidade do seu grid vai de jovens promissores pilotos aos profissionais liberais que se unem para o fortalecimento da categoria e a realização de sonhos oferecendo ao público incríveis disputas e chegadas de tirar o fôlego.
Por José Rossi Neto
Morador da Granja, jovem piloto se destaca e lidera campeonato na Fórmula 1600
Arthur Scherer Caporrino, 23, iniciou, este ano, sua carreira como piloto profissional na F1600, pela equipe SanRace, participando da temporada do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto da FASP. Já em sua 4ª etapa, lidera o campeonato na categoria Light, com foco em ser campeão no fim da temporada e subir para a categoria principal