O famoso programa Município VerdeAzul, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, iniciou nessa segunda feira (22/08) a compartilhar seu ranking Ambiental Paulista, o qual promove as cidades que tiveram resultados admiráveis sobre a implementação de políticas públicas e ações sustentáveis ao meio ambiente. Os representantes do Executivo realização uma reunião entre os dias 22 e 24, divididos em três grupos, para a avaliação dos municípios que podem ser qualificados.

“O programa é de extrema importância para auxiliar nas políticas públicas municipais, além de aproximar as prefeituras do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas como ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas por meio das diretivas”, diz Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.WhatsApp Image 2022-08-22 at 15.20.11

Realizado na sede da secretaria, a cerimônia teve participação de municípios qualificados que alcançaram a pontuação entre 40 e 59,99, no total sendo 57 cidades que receberam certificado e descobriram sua posição final no ranking, junto com sua nota.

O Programa Município VerdeAzul foi inaugurado em 2007 com o princípio de medir e aumentar a eficácia de gestões sustentáveis, que focassem em uma agenda ambiental transparente e forte. Para que qualquer município seja qualificado para entrar na competição, é necessário ter a pontuação no seu mínimo, 40 pontos. Os pontos avaliados são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

No dia 24 será divulgada oficialmente a lista com o nome de todos que conquistaram a nota acima de 80 pontos. Para conferir os municípios e as pontuações, clique aqui.

Artigo anteriorCotia começa vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades
Próximo artigoCCR RodoAnel repassou mais de R$ 8 milhões para municípios da região