Uma nova onda de frio chegou na região nesta semana. Segundo a previsão, em Cotia, os termômetros registraram mínima de 8ºC nesta quarta-feira (17) e 9ºC na quinta-feira (18) e hoje (19). E quem mais sofre com o frio são as pessoas sem-teto. Algumas, inclusive, não aguentam a baixa temperatura e chegam a falecer.
Na cidade de Cotia, essas pessoas são atendidas no Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua “Restaurando Vidas”, localizado em Caucaia do Alto. No local, elas se alimentam, tomam banho e podem lavar os seus pertences. O espaço funciona na modalidade Centro Dia, com possibilidade de per noite para os casos supervisionados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Já foram acolhidas, segundo a Prefeitura, 57 pessoas nessas condições, sendo que, destas, seis voltaram para o convívio familiar, três regressaram para a terra natal, 11 foram contempladas pelo Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) e 27 permanecem acolhidas.
Mas como se trata de um trabalho complexo e a ajuda não pode ser tardia, alguns grupos na região decidiram tomar iniciativa por conta própria. Esses voluntários entregam roupas, alimentos e kits de higiene para essas pessoas. As ações são intensificadas no inverno, visto que essa estação do ano é a que mais traz preocupações com a população de rua.
Um desses coletivos que a Circuito conversou é o Grupo Espírita Luz Divina, cuja sede fica no Parque Agreste, em Vargem Grande Paulista. Este ano, a equipe já saiu dois finais de semana consecutivos para realizar as doações.
Integrante do grupo, a professora Maria Viviane de Souza, 42, disse que é importante ter cada vez mais pessoas trabalhando nesta causa, mas havendo sempre comunicação entre elas.
“O nosso grupo levou roupas e os outros levaram comidas. A importância de ter mais grupos é que trocamos informações sobre os lugares e as necessidades de cada pessoa que será atendida. A gente precisa se comunicar mais para que os grupos saiam em dias diferentes”, argumentou.
A próxima ação do coletivo, segundo ela, será, provavelmente, neste domingo (21), dia que, conforme relato dos sem-teto, há escassez de voluntários realizando esse tipo de trabalho.
Outro grupo que vai às ruas da cidade para levar doações aos necessitados é o Fio de Amor. Sem vínculo religioso, o trabalho surgiu após dois integrantes terem contato com um conhecido que estava passando por dificuldades.
“Perguntamos o que tinha acontecido para saber como poderíamos ajudá-lo. Ele disse que não tinha nada, nem para comer, nem para vestir. Refletimos na conversa que tivemos com ele e começamos a prestar mais atenção nas pessoas em situação de rua”, conta Daliria Fabíola Jorquera, uma das fundadoras do projeto.
A primeira ação do Fio de Amor foi em março de 2018. “Arrecadamos itens de higiene e entregamos para cada pessoa que encontramos pelo caminho. Mas depois nos deparamos com outro problema: as drogas. Eles pegavam as coisas e vendiam ou trocavam por drogas. Então suspendemos a entrega desses kits de higiene, mas mantivemos a alimentação e as roupas. Esse é o segundo ano da campanha de inverno que a gente faz doações”, explica Daliria.
Esporadicamente, outro grupo também atua na região. Formado dez amigos, há mais ou menos dois anos, o ‘Corujas Solidárias’ faz entregas de roupas, cobertores, marmitas e lanches.
“Neste ano, nos antecipamos para fazer a ação de inverno. Compramos dois malotes de cobertores e fizemos marmitas para entregar em Cotia e na vila Leopoldina”, detalha Michele Rodrigues, 28, integrante do grupo.
Para ela, o trabalho se torna gratificante por proporcionar alegria e alívio, mesmo que seja momentâneo, às pessoas que se encontram nesta situação. Além dos alimentos e dos cobertores, Michele ressalta que levar carinho e atenção também é fundamental.
“Nos sentimos gratos por poder ajudar de alguma forma e sonhamos que um dia não vejamos mais pessoas no mundo passando por tanta necessidade, muitas vezes pela falta de educação adequada e de oportunidades”, conclui.
E para quem quiser ajudar com doações, os contatos de cada grupo estão abaixo:
Corujas Noturnas – 11 97552-2308
Grupo Espírita Luz Divina – 11 99985-6053
Fio de Amor – 11 99519-7262
Por José Rossi Neto
No frio, pessoas em situação de rua são aquecidas por doações de grupos voluntários
A Circuito conversou com integrantes de três grupos que realizam entregas de roupas e mantimentos em Cotia e na região. As ações são intensificadas no inverno, visto que essa estação do ano é que mais traz preocupações com a população de rua