O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, ou seja, gradativamente a temperatura vai caindo no centro-sul do país e a chuva vai diminuindo no Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no sul da região Norte e nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia.
É nesta época do ano que, normalmente, deveria chover entre o leste da Bahia e do Rio Grande do Norte, mas de acordo com a condição oceânica do Atlântico ao largo destas áreas devemos ter chuva abaixo da normalidade.
O outono deve ser com normalidade, em relação aos fenômenos El Niño ou La Niña. Isso quer dizer que, em média, teremos uma estação próxima da climatologia, se depender apenas dessa variável. As águas do Atlântico estão mais quente do que o normal na Argentina, Uruguai, Sul do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.
No extremo norte da América do Sul as águas estão ligeiramente mais quentes que a média e ao largo do litoral do Nordeste e do Espírito Santo, ligeiramente mais frias do que o normal. Enquanto essas águas não aquecerem não devemos ter chuvas abundantes no leste nordestino.
Por outro lado, as condições são favoráveis para chuva acima da média entre o Amapá, Pará, Maranhão e Piauí e chuva perto da média no Ceará.
Na região Sudeste:
Abril – A formação de áreas de instabilidade na primeira quinzena deve causar bastante chuva entre o norte de São Paulo e o Espírito Santo e no sul de Minas Gerais. Já no norte de Minas Gerais e no sudeste de São Paulo deve chover abaixo da normalidade. Nas outras áreas a chuva deve ficar perto da normalidade.
Maio – Ar seco deve predominar sobre a Região. Em várias localidades do interior nem vai chover. A temperatura deve ficar perto da normalidade, ou seja, será um mês frio. As massas frias mais intensas passarão no início e no fim do mês e pode até gear em algumas áreas.
Junho – Várias frentes frias passam pelo litoral do Sudeste e algumas delas associadas a ciclones-extratropical e massas polares. Em alguns momentos deve fazer bastante frio. Deve chover perto do normal e a maior parte dessa chuva ocorrerá entre os dias 20 e 25, quando uma forte frente fria bem organizada deve avançar sobre a Região.