A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica que opera em mais de 100 países e seus medicamentos são usados por milhões de pacientes pelo mundo. A empresa vive a busca constante por inovação e investe bilhões em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, é referência como marca empregadora e foi eleita por 14 anos consecutivos como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no prêmio “Great Place To Work”. Atualmente conta com aproximadamente 1.200 funcionários no Brasil e 61.000 em todo o mundo.
E a pesquisa Conexão&Emprego garante: 10 em cada 10 cotianos, desejam trabalhar na AstraZeneca. Brincadeiras à parte, nosso papo do mês é sim com uma das empresas mais admiradas da nossa cidade, e ganhamos algumas horas com a Vanessa Cordaro, Diretora de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa.
Vanessa, a AstraZeneca está entre as melhores empresas para trabalhar, há mais de 10 anos, quais diferenciais você acredita que fazem parte dessa conquista?
Dentre os nossos maiores diferenciais está transformar nossas ambições em realidade e em benefícios na vida dos pacientes, o que só é possível com todo o nosso time de colaboradores engajados em entregar sua melhor versão todos os dias. Dentro desse contexto, oferecer um ambiente de trabalho saudável e inclusivo é a chave para atingirmos todos os nossos objetivos.
Nossa jornada rumo à diversidade e inclusão teve um marco importante em 2017, quando nos tornamos signatários dos Sete Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres, um compromisso que tem o objetivo de nortear as empresas na incorporação de valores e práticas que promovam equidade de gênero e empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho. E já estamos no caminho certo: atualmente, 50% da nossa alta-liderança é feminina, e caminhamos para ampliar esse percentual em todas as áreas da companhia.
No entanto, também é preciso olhar para diversidade e inclusão para além da equidade de gênero. E essa já se provou ser uma urgência para as empresas se manterem competitivas e eficientes em suas áreas de atuação. Nesse sentido, já temos um portfólio de ações internas e externas que abordam diversidade, inclusão e equidade de gênero em suas mais diversas formas.
O último Gender-Equality Bloomberg Index confirmou o nosso compromisso: somos a única farmacêutica a ser incluída no índice 2019, onde somos reconhecidos nas áreas de diversidade e inclusão de liderança, e trabalho flexível.
Ressalto aqui também nossa preocupação com o nosso colaborador de maneira 360º, não só sua performance profissional, mas o olhamos como uma pessoa dotada de corpo, mente e espirito. Temos um forte programa de qualidade de vida, chamado ‘Saúde de A a Z’, que visa cuidar das 7 saúdes do ser humano: física, profissional, financeira, cultural, social, mental e espiritual. Para incentivar o funcionário a ver a importância dessas diferentes saúdes, passamos a oferecer alguns benefícios extras, como o Programa de Assistência ao Colaborador, que disponibiliza um profissional para ajudá-lo a lidar com os problemas pessoais, o Gym Pass e a pista de cooper no site, para incentivar a atividade física.
Pensando também em oferecer o melhor ambiente para este colaborador que é uma pessoa completa, a AstraZeneca Brasil está investindo em uma série de novidades que buscam promover o bem-estar e ainda mais engajamento. Uma delas é a inauguração do iWork, projeto de modernização do ambiente de trabalho com foco em promover a simplificação dos processos por meio de espaços colaborativos e integrados. A transformação acontece na própria sede da companhia. Pois acreditamos que, ao oferecer um ambiente confortável, ergonômico e multifuncional para nossos colaboradores, valorizamos seu trabalho e propiciamos uma integração saudável entre áreas, que permitirá desenvolver tarefas com mais qualidade, em um espaço amigável e inspirador.
Quais habilidades não podem faltar nos colaboradores da AstraZeneca?
Procuramos nos candidatos a vontade de fazer diferença, que foquem em colocar o paciente como centro de seu trabalho. Para nós, é importante que cada um de nossos colaboradores consiga enxergar o real benefício para população como principal propósito do seu trabalho. Fazemos muito mais do que pesquisar e desenvolver medicamentos, trabalhamos para levar para o paciente o melhor tratamento disponível.
Vivemos uma cultura em que as pessoas que promovem um impacto positivo em nossos objetivos de negócios é uma de nossas prioridades. Promover um ambiente onde o respeito, a empatia e o senso de colaboração faz parte do nosso objetivo. É importante que nosso colaborador compreenda a nossa cultura que prega a diversidade e, especialmente, um pensamento inclusivo. Também ressalto aqui que procuramos pessoas que estejam em linha com os valores da companhia, são eles:
• Desenvolvimento científico – se manter curioso e em busca de aprimoramento para que tome decisões baseadas em conhecimentos científicos;
• Paciente em primeiro lugar – pensa em pacientes como pessoas e cria soluções e abordagens adaptadas para atender às suas necessidades, além de compreender o ambiente de saúde e as tendências externas;
• Jogamos para ganhar – Procura os melhores talentos e desenvolve equipes vencedoras, aproveitando forças e diversidade, dentro e fora da AZ, para criar valor
• Fazemos a coisa certa – faz a coisa certa e age com integridade, mesmo quando é difícil. Além disso, trata os colegas com respeito e sinceridade;
• Somos empreendedores – ser resiliente e incansável na busca da excelência, desafiando os limites em coisas pequenas e grandes
Estamos conversando com uma das maiores e mais desejadas empresas da região, nos conte como são feitos os processos de recrutamento e seleção? Qual meio ou plataforma vocês utilizam para encontrar candidatos?
Nos alegra muito sabermos que somos uma das empresas mais desejadas para ingressar na região.
Acho importante reforçar que o que mais buscamos em nossos colaboradores é um propósito forte que vá de encontro com a nossa missão de transformar vidas.
Utilizamos as principais plataformas de recrutamento e seleção para encontrar nossos talentos, destaco aqui nossa página do LinkedIn, sempre atualizada com as oportunidades que temos em aberto.
Dentro do nosso site, o candidato também encontrará um portal de carreiras bastante completo, com todas as posições em aberto e um completo descritivo da vaga.
Trabalhamos com a Randstad Brasil como nossa parceira para a área de recrutamento e seleção. Temos um RPO alocado dentro da AstraZeneca, essa convivência e proximidade com a nossa cultura e nossos valores, torna a sensibilidade desse profissional mais acurada para encontrar pessoas que tenham mais fit com a nossa companhia.
Também ressalto o programa de indicação que temos para nossos colaboradores, acreditamos no potencial de nossos colegas em identificar talentos em suas próprias redes que se enquadrem em nossa cultura.
Na AstraZeneca, o processo é muito transparente, gosto de reforçar que todos os participantes de nossos processos recebem um retorno – positivo ou negativo – pois acreditamos no feedback como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
Estamos em uma jornada de diversidade e inclusão, afim de desenvolver um time cada vez mais heterogêneo, e estamos aperfeiçoando o conceito de recrutamento “às cegas”, onde algumas características que podem gerar discriminação são retiradas do currículo antes da entrega aos gestores, por exemplo, nenhum currículo mais de nossos candidatos aparece com idade, pois acreditamos que esse não deve ser um fator decisório para a contratação de uma pessoa.
Se você ficou com a ainda mais vontade de trabalhar lá, se cadastre no portal e fique de olho nas oportunidades
Por Bia Marques Diniz, curadora do projeto Conexão & Emprego