Praça Joaquim Nunes, em Cotia, recebe ação ambiental

No dia 22 de agosto aconteceu mais uma edição do projeto Meio Ambiente e Gente Contente, desta vez na Praça Joaquim Nunes, que também foi entregue à população totalmente revitalizada.

O espaço ganhou nova pintura, bancos, árvores e foi ocupado por brincadeiras com material reciclado, gincanas, apresentações artísticas e esportivas.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, o projeto conta também com a participação de diversas outras secretarias.

Durante as últimas semanas, equipes da Secretaria de Obras e de Transportes e Trânsito se uniram para transformar a praça em um espaço de convivência social e lazer para os moradores.

O trabalho conjunto deu certo e agradou a população, que compareceu tanto para participar da ação quanto para conhecer o novo espaço.

Além das apresentações de karatê e capoeira da Secretaria de Esportes, o público contou com aulas de aeróbica e zumba.

Equipes da Secretaria de Saúde também estavam presentes aferindo pressão arterial, vacinando as crianças contra a Poliomielite e oferecendo assistência médica, como pesagem e cálculo de índice glicêmico.

Uma exposição sobre a história de Cotia tomou conta da tenda das Secretarias de Turismo e de Cultura, que disponibilizaram um espaço para doação de livros. Mudas também estavam disponíveis no espaço do Meio Ambiente para incentivar a criação de hortas domésticas.

Durante o evento, um grupo de grafiteiros também pintou o muro em frente à praça, que ganhou um ar moderno e descolado.

Brincadeiras e gincanas também atraíram a atenção de quem passava por lá. A moradora do Atalaia, Carmem Lucia de Oliveira, destacou a necessidade destas ações como uma ferramenta de integração para as crianças.

“Com esse espaço novo e esse tipo de projeto, podemos dar mais opções de lazer para os nossos filhos”, disse.

Patrícia Machado, responsável pela pasta de Meio Ambiente, reforçou a intenção de unir o projeto Meio Ambiente e Gente Contente com a entrega da praça.

“Nossa intenção era tornar o ambiente agradável e saudável para que a população voltasse a frequentar a praça. A partir de hoje, todos puderam perceber o potencial deste espaço, que agora poderá ser usado para tantas outras atividades”.

Os moradores aprovaram cada detalhe, tanto da reforma quanto do evento. Arlete Lima faz aulas de Karatê no Ginásio de Esportes e, como atleta, destacou a importância de locais ao ar livre para a prática de atividades físicas.

“Este tipo de espaço oferece qualidade de vida para as pessoas. Faço karatê há cinco anos e, desde então, minha vida mudou completamente. Poder praticá-lo aqui foi muito bom”, declarou.

O evento foi finalizado com uma apresentação da banda da Guarda Civil Municipal e com o plantio de mudas de Ipê Amarelo, árvore símbolo da cidade. A partir de agora, a Prefeitura de Cotia conta com a participação de cada morador para fiscalizar e ajudar a administração municipal na preservação deste novo espaço.

Artigo anteriorCiesp sedia palestra sobre Resíduos Sólidos Industriais
Próximo artigoSebrae Móvel estará em Itapevi até final do mês