
Cerca de 30 representantes das mídias de Cotia, entre jornalistas e blogueiros, estiveram presentes à primeira coletiva de imprensa realizada pelos novos gestores do município. Um encontro que durou duas horas e mostrou um prefeito bastante aberto ao debate, ainda comemorando a vitória nas eleições e confiante no sucesso de seus projetos e ações. ”Este é um governo diferente, nós temos conversado bastante com a população e obviamente, nós não poderíamos deixar de conversar com vocês. Nós queremos uma imprensa livre, forte e democrática”, disse Formiga, ao abrir o encontro. ”São as críticas que vão ajudar este novo governo a dar certo”, complementou.

Encarando as dívidas
Logo na primeira resposta fez questão de ressaltar as dívidas que recebeu do governo anterior: ”Cotia é uma cidade importante, tem quase 300 mil habitantes, 325 Km2, arrecada R$ 1,6 bilhão, mas me foi entregue uma cidade com 135 milhões de dívidas, só com fornecedores, se você pegar o Cotia Prev e outras dívidas da cidade dá R$ 1 bilhão”, afirmou, ”Mas agora nós estamos enxugando a máquina aqui, Estamos revendo vários contratos e daqui a pouco vai começar a sobrar dinheiro pra gente começar a fazer tudo aquilo que nós prometemos no nosso plano de governo, que é o poupa tempo da saúde, a tarifa zero, o centro do TEA… ”, disse.

Formiga lembrou que em 30 dias de governo, já conseguiu trazer a carreta da mamografia, uma nova ambulância para o SAMU, reabrir o Hospital Veterinário de Cotia, trazer 22 novos ônibus com wifi, tomada para celular e ar-condicionado para a cidade. E prometeu ainda para este semestre uma clínica de hemodiálise para a cidade e cinco novas escolas estaduais para o município até o final do ano ou início de 2026. ”Estamos fazendo isso pela vontade, pela articulação e com todo o secretariado trabalhando muito”, conta. O prefeito disse, inclusive, que tem “peitado’’ muitos interesses e recebido até ameaças de morte. ”Eu tenho certeza de que até junho a população já vai perceber as transformações que nós conseguimos fazer em Cotia”, afirmou. ”Não tenham dúvida, Cotia será uma das melhores cidades do Brasil para se viver.”
Formiga ainda afirmou que acredita que consiga começar a colocar a casa em ordem nos 100 primeiros dias de governo, “Vamos enxugar os contratos que pudermos, vamos fazer novas licitações e ai as coisas começam a acontecer naturalmente“, disse. “Já conseguimos enxugar muita coisa, alguns contratos foram reduzidos em 25%”, revelou.
Pilares da Administração
Segundo Formiga os pilares de sua administração são a lealdade à população, a transparência com a coisa pública, a cidadania e a humanização em todos os setores da administração pública. Um exemplo disso, afirmou, é a ação Prefeitura no Busão, onde toda segunda-feira ele entra em um ônibus para ouvir as demandas dos munícipes. Da mesma forma ele lembrou que os próximos orçamentos da cidade, a partir de 2026, serão feitos com participação popular, o chamado orçamento participativo, feito nas cinco macroregiões da cidade.
Mobilidade Urbana
Questionado sobre mobilidade na cidade, o Prefeito falou sobre dois projetos de interligação de bairros, que vem estudando com o vice-prefeito Paulinho Lenha, que também é Secretário de Obras: um projeto que liga o eixo norte, de Itapevi até o km 25 e outro projeto que liga o eixo sul, da Estrada das Mulatas até o Jardim Barbacena.
Verticalização
Sobre verticalização, o prefeito afirmou que não é contra a verticalização, mas ela tem de ser feita com responsabilidade, trazendo prédios de alto padrão para a cidade em locais onde houver transporte público para atender o aumento da população. ”Trazer prédios de 30 andares para a Granja Viana é loucura, é suicídio”, disse. Assim, Formiga também afirmou que vai respeitar a decisão judicial e no caso dos alvarás já liberados, terá de respeitar as orientações legais, que estão sob análise do jurídico da Prefeitura.
Segurança
Respondendo sobre segurança, o Prefeito lembrou mais uma vez que Cotia tem cerca de 300 mil habitantes, 325 km2, mais de 200 bairros importantes e apenas 393 guardas municipais, por isso já está fazendo o estudo de impacto financeiro para convocar os guardas que passaram no concurso público realizado na gestão anterior. E depois de investir na guarda, investir também em tecnologias com novos projetos como o da muralha de segurança realizado em São Paulo. Mas Formiga ressaltou: ”nada disso vai resolver se não investirmos em educação para as crianças e empregos para os jovens porque o problema é estrutural. Educação é a única ponte para transformação social”, afirmou.
Saúde
Questionado pela Revista Circuito sobre como vai atender a saúde enquanto o Poupa-tempo da saúde não se tornar realidade, o Prefeito afirmou que ainda este mês vai realizar o mutirão da saúde para zerar a fila de exames. Também disse que está conversando com o Governo do Estado para trazer o caminhão da Ultrassonografia. ”Saúde é questão séria, nós podemos salvar uma vida se nós agirmos rápido, com prevenção”, disse.
Sobre problemas de atendimento nas UBSs, Formiga lembrou que a terceirizada que atende o município, o Instituto Bom Jesus (IBJ) ainda tem contrato vigente e os colaboradores desta empresa não foram indicados por ele. “Mas eu tenho insistido e exigido humanização na saúde, se alguém for maltratado por um servidor da saúde, nós vamos querer saber o que está acontecendo com este funcionário para ele não atender bem aos munícipes”, disse.
Merenda
O Prefeito Welington Formiga afirmou novamente que vai comer merenda nas escolas da cidade pelo menos duas vezes por semana para saber se está boa. Sobre a questão dos professores e demais servidores não poderem comer a merenda escolar, ele explicou que é uma questão legal: “é uma lei federal que determina que a merenda é exclusivamente para os alunos”, explicou.
Meio Ambiente
Segundo o Prefeito, prevenção, fiscalização e conscientização é a receita para a sustentabilidade na cidade. “Se nós queremos uma cidade sustentável nós vamos precisar conscientizar a nossa população”, disse. E afirmou que vai exigir contrapartidas dos empreendedores para ações sociais. “Para empreender, é preciso empreender com responsabilidade, tem que respeitar a natureza e oferecer saúde, educação, segurança“, afirmou.
Parque Teresa Maia
Questionado pela Revista Circuito, sobre as condições de abandono no Parque Teresa Maia, o prefeito disse que a Secretaria de Obras já está cuidando da zeladoria e que o lago ainda não foi limpo por uma questão de maquinário para o serviço, mas que será feito muito em breve.
Cultura
Sobre ações culturais, o chefe do executivo lembrou que Cotia hoje está dividida em cinco macroregiões (Caputera, Panorama, Arakan, Granja Viana e Caucaia) e que pretende fazer um polo cultura – galpão da cultura – em cada um deles. ”O galpão é a extensão do currículo da escola”, afirmou. Ele disse que nestes polos haverá aulas de artesanato, artes marciais, música, danças, idiomas. Também afirmou que pretende valorizar os artistas da cidade, em vez de priorizar artistas de fora. Sobre o Teatro Municipal, o prefeito disse que ainda não tem data certa para a inauguração, mas que gostaria de inaugurá-lo até o aniversário da cidade, em abril deste ano. Sobre como o teatro será utilizado, o prefeito afirmou que vai contar com a expertise do Secretário Pedro Peixoto, que conhece muito bem o mundo artístico e saberá como administrá-lo. ”É um espaço importante, quem sabe não nascerão aqui grandes artistas nacionais e mundiais”, afirmou.
Fotos: Juliano Barbosa