O dia 22 de outubro foi um marco histórico para a Cultura de toda região, isso porque foi inaugurado o complexo cultural Praça das Artes, na vizinha Barueri.

Com um projeto arquitetônico arrojado, o complexo cultural foi assinado por Ruy Othake (1938-2021), uma das principais referências em Arquitetura do Brasil e do mundo.

Localizado no Bairro Boa Vista, a Praça das Artes tem 22 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos, um teatro com 950 lugares com equipamentos de última geração, salas para o ensino de dança, teatro, música, artes visuais, circo e outras atividades artísticas, espaços administrativos que sediam a Secretaria de Cultura e Turismo, auditório para 130 pessoas e inúmeros outros espaços planejados para receber mostras, performances e diversos tipos de manifestações culturais.

O complexo cultural tem ainda sala multimídia, espaço de leitura, seis salas para palestras e 283 vagas de estacionamento para carros e motos.

“É daqui que sairão os grandes artistas da nossa região”, aposta o prefeito Rubens Furlan. Segundo ele, a Praça das Artes foi concebida para garantir a “democratização e o acesso aos bens culturais para a população de Barueri”.

Estima-se que o público flutuante na Praça das Artes (entre estudantes e apreciadores dos espetáculos) deverá chegar a 25 mil pessoas por mês, com possibilidade desse número aumentar ainda mais nos próximos anos.

Praça das Artes em números
Área construída: 22 mil m² distribuídos em 3 andares;
1 Teatro de Câmera para 952 pessoas e com capacidade para uma Orquestra de 80 músicos;
1 Palco aberto
1 Auditório para 130 pessoas;
Espaços Multiculturais espalhados pelos andares;
Espaço de Convivência;
12 Salas de Aula para Música;
12 Salas de Aula para Oficinas de Artes Visuais e Plásticas;
Local aberto para Oficinas de Cenários, Figurinos e Artesanato;
5 Salas de Aula de Dança;
3 Salas de Aula de Teatro;
1 Sala Multimídia;
1 Espaço de Leitura;
6 Salas para Meetings e Palestras;
283 vagas de estacionamento para carros e motos
42 vagas para bicicletas
Local com acessibilidade.

Artigo anteriorMaestro João Carlos Martins entregará troféu a criador de luvas biônicas
Próximo artigoProjetos culturais podem se inscrever para a ‘Orientação de Desenvolvimento de Curtas’