Receita de pão de queijo vegano

O clássico pão de queijo é uma das receitas mais famosas da cozinha mineira. A iguaria agrada desde os paladares mais simples aos mais exigentes e combina com inúmeras opções de recheios. De massa elástica, repleta de queijo e ovo, ela pode ganhar inusitadas variações. Mas e se os principais ingredientes não fizerem parte da receita? Sim, é possível fazer pão de queijo sem queijo e sem ovo! E o melhor: sem perder todo o sabor que o salgado proporciona.

Para aqueles que querem aprender, a N.OVO, foodtech que produz alimentos à base de vegetais, montou uma receita substituindo os ovos tradicionais pelo N.OVO receitas, feito a partir de amido de ervilha, linhaça dourada, proteína de ervilha e fermentos. Confira:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de mandioquinha picada
  • 1 e ½ xícara de chá de polvilho doce
  • ½ xícara de chá de polvilho azedo
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  • 2 medidas de N.OVO receitas (pó + água)
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal (ou mais se preferir)

Modo de preparo: 

  1. Cozinhe a mandioquinha em uma panela com água até ficar macia. Escorra bem e em seguida amasse as mandioquinhas ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.
  2. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
  3. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, as 2 medidas de pó do N.OVO, o fermento químico em pó e misture.
  4. Em uma panela, coloque as duas medidas de água do N.OVO, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme.
  5. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente.
  6. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até os pãezinhos ficarem completamente assados
Artigo anteriorCotia abre inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial
Próximo artigoVargem Grande Paulista disputará Taça das Favelas 2023