Saiba quais frutas são permitidas para cachorros

Separamos uma lista com algumas dicas para você servir ao seu amiguinho sem medo

Muitos de nós adoramos dividir comida com nossos pets, e ainda mais se você é daqueles que não aguenta a cara de pidão do seu cachorro toda vez que senta pra comer, vai adorar saber que existem frutas saudáveis que podemos compartilhar sem medo.

A melhor parte é que nossos amiguinhos podem usufruir dos mesmos benefícios que certas frutas trazem para nós, como melhor digestão, melhora do sistema imunológico, vitaminas, nutrientes, antioxidantes e pelos mais saudáveis.

É importante ressaltar que o sistema digestivo dos cachorros é diferente do dos seres humanos. Por essa razão, algumas frutas são perfeitamente seguras para nossos amigos de quatro patas, enquanto outras têm efeito contrário.

Confira algumas dicas:

Procure sempre informar ao seu veterinário quaisquer mudanças que você pretenda fazer na dieta do seu animal;

Comece sempre com pequenas porções; seu cão pode ter uma alergia ou a fruta pode causar alguma outra reação como dor de estômago, por exemplo. Além disso, frutas também têm calorias;

Se possível, comece a oferecer frutas para seu cachorro quando ele ainda for pequeno, assim ele se habitua desde cedo;

Se o seu cachorro não gosta de fruta, você pode misturar a polpa na ração ou usar o suco, desde que seja natural e sem aditivos (açúcares);

Certifique-se de ter lavado muito bem as frutas, descaroçado e removido casca e sementes pois algumas delas são extremamente tóxicas.

As melhores frutas para seu cachorro:

Abacaxi – Nada como um pedaço carnoso, suculento e extremamente doce de abacaxi para melhorar a absorção de proteínas do seu cachorro. Além disso, essa fruta é cheia de vitaminas, minerais e fibras.

Banana – Abarrotada de potássio, vitaminas, fibras, cobre e com pouco sódio e colesterol, as bananas são um petisco pra ser oferecido só de vez em quando porque têm muito açúcar.

Kiwi – Kiwis são uma fonte fantástica de vitamina C, potássio, cálcio, ácido fólico, ferro, fitonutrientes, fibras e outras vitaminas. Uma fatia é um ótimo petisco.

Laranja – Você pode dar a fruta inteira se seu cachorro for de médio a grande porte e 1/3 de fruta se ele for pequeno. Retire a parte branca e as sementes para não prejudicar a digestão do animal. O excesso de açúcar da laranja pode prejudicar o sistema gástrico do seu cão, então nada de excesso. Laranjas são vitamina C pura!

Maçã – Fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas A e C, com pouca proteína e gordura, as maçãs são ótimas para cachorros mais velhos, mas cuidado com as sementes, elas são tóxicas.

Manga –Vitaminas A, B6, C e E, potássio, beta-caroteno e alfa-caroteno. Precisa dizer mais? Mas nada de dar a fruta inteira, o caroço pode sufocar além de ter um pouco de cianeto.

Melancia – Lembre-se de a casca antes e a parte branca também, se não pode bloquear o trato intestinal do cãozinho. No mais, tá tudo certo. Além de hidratar muito – ela é 92% água – a melancia é um coquetel de vitaminas A, B6, C e potássio.

Melão – Uma fatia é um petisco de bom tamanho, cheio de vitaminas A, B e C, fibra, betacaroteno, potássio, magnésio, tiamina, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico.

Morango –Além de fibras e vitamina C, essa frutinha possui umas enzimas que ajudam a limpar os dentes do seu cão. O único porém, é que tem muito açúcar, então dê com moderação!

Pera – Essa fruta é um petisco cheio de fibras, vitaminas C e K e cobre. Como no caso da maçã, remova as sementes e o centro e corte a pera em pedaços mastigáveis.

Pêssego – Livre-se do caroço e corte o pêssego em fatias antes de oferecê-lo ao seu amigo canino. Essa fruta cheia de fibras e vitamina A pode ajudar a combater infecções.

Artigo anteriorVerde Greenery para o novo ano
Próximo artigoPaulo Miklos faz pocket show no Iguatemi Alphaville