Sistema Gênesis promete mais água para cidades da região

Sabesp inicia perfuração de túnel de conjunto de obras que leva mais água a cidades da região. Companhia avança com Sistema Gênesis, empreendimento que vai beneficiar diretamente moradores de Barueri, Santana de Parnaíba, Aldeia da Serra, Pirapora e Itapevi.

A  Sabesp  iniciou  nesta  quarta-feira  (06/02), em  Barueri,  os trabalhos para a perfuração do túnel sob o rio Tietê por onde  vai  passar  a  tubulação  de  grande porte que compõe as obras do Sistema  Gênesis.  Esse  empreendimento  vai  beneficiar  diretamente  moradores de  Barueri,  Santana  de  Parnaíba,  Pirapora do Bom Jesus, Aldeia da Serra e  parte  de  Itapevi,  levando mais água a uma população de cerca de 350 mil  habitantes  e  contribuindo  na  flexibilização do abastecimento na Região  Metropolitana de São Paulo. Os  trabalhos  foram  acompanhados  pelo  diretor-presidente  da  Sabesp, Benedito  Braga; pelo diretor Metropolitano da companhia, Paulo Massato, e  pelo  secretário  de  Recursos  Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco  Antônio de Oliveira (Bidu).
Com  investimentos  de R$ 90 milhões, o Gênesis é formado por um centro de  reservação  e  por  mais  de 14 mil metros de adutoras que interligarão os  sistemas  de  abastecimento  da região da estação de trem Antônio João, em  Barueri, até a sede do município de Santana de Parnaíba, situadas na parte  oeste da Grande São Paulo.
Na  fase atual, são assentados 11 mil metros de redes de grande porte, que  entrarão  em  operação  até  2020.  A  parte  que  compreende  o centro de  reservação  está  na  fase de liberação da área para execução das obras. O  empreendimento  amplia  a segurança hídrica para a população da Grande São  Paulo.
O início dos trabalhos no túnel representa um marco importante na execução  desta  obra.  Os equipamentos que vão perfurar o túnel para a travessia da  tubulação sob o Tietê serão posicionados na avenida Dib Sauaia com rua São  Paulo,  em frente ao posto policial, no Jardim Santa Cecília, município de  Barueri.  A passagem será feita por método não destrutivo, com uma máquina  conhecida  como  Shield  (equipamento  de  grande porte para fazer túneis)  realizando a escavação abaixo do leito do rio.
Este  novo empreendimento faz parte de um conjunto de obras que, incluindo  o Sistema Produtor São Lourenço, já geraram mais de 5 mil empregos diretos  e  indiretos, ocupados por moradores da própria região e contribuindo para  a melhoria das condições sociais destas localidades.

Artigo anteriorCarapicuíba intensifica programa ‘Patrulha da Dengue’
Próximo artigoÍndia 2010