Pensar em sustentabilidade é pensar em um futuro mais saudável e com mais qualidade de vida. Seguindo essa premissa o condomínio São Paulo II iniciou um projeto de horta comunitária envolvendo os moradores em atividades que incentivam uma melhor alimentação e hábitos saudáveis. Além, é claro, da preocupação com o meio ambiente.

Montado em um terreno público dentro da associação, cedido pela Prefeitura de Cotia, o espaço conta com uma variedade de hortaliças, mandala de temperos e legumes. A equipe se destaca por ser super atenciosa e solícita, como ressaltaram diversos moradores ao longo da inauguração.

Segundo a diretoria do SPII, o objetivo é envolver cada vez mais os moradores, inclusive as crianças. “Estamos pensando em ações para que todos participem, porque essa foi a nossa maior motivação ao criar a horta: que todos coloquem a mão na massa e aprendam”, explica Dado Mendes, presidente da associação. “Queremos que elas cuidem deste espaço como uma extensão da casa delas, que entendam a importância disso na comunidade e na sociedade”, continua Dado. Ele também pontuou que o avanço ambiental da associação não para por aí. “Estamos realizando o mapeamento arbóreo do SPII e recuperamos o poço artesiano, que hoje fornece água para toda a área do clube, rega dos jardins e canteiros e limpeza das ruas. Zero desperdício e zero custos. Também recuperamos as nascentes do nosso lago e estamos revitalizando-o”, finaliza.

 

Janet Walter, moradora do SPII há 19 anos, conta que nunca viu a associação tão engajada na questão ambiental como nos últimos tempos. “Temos visto diversas mudanças aqui dentro. A horta, a revitalização do lago, que também é uma obra importantíssima. Com tudo isso, podemos servir de exemplo para outros condomínios para que eles vejam que é possível implantar essas ações em qualquer lugar onde haja força de vontade”, finaliza.

 

 

 

 

A administração do São Paulo II também reforçou que tem como objetivo plantar mais de 500 árvores frutíferas e ornamentais até o final de 2021. Realmente, principalmente no tempo em que vivemos, avançar na questão ambiental e ampliar a conscientização, a preservação e a conservação fará toda a diferença para os próximos anos e próximas gerações.

Artigo anteriorLindt apresenta receitas inéditas para o Dia dos Namorados
Próximo artigoPor que vacinar seu pet é importante?