Com certeza, em algum momento, você já pensou: o que eu vou mandar de lanche para meu filho na escola? E para o trabalho, o que posso preparar? Ou “ah, como eu queria montar uma mesa de lanche diferenciados hoje em casa”… Foi justamente para atender a esta demanda que a nutricionista Daniela Munhoz criou a Tâmara Alimentos Artesanais. “Para ser uma solução, onde e quando você precisar de opções de produtos saudáveis, saborosas, diferenciadas e artesanais para aquele lanchinho”, explica.

Tudo começou por acaso. Em 2015, culminando com seu retorno à profissão, estava em andamento um movimento chamado Nutrição Comportamental. “Juntamente com a Nutrição Funcional, foi o que fez as coisas terem um sentido maior do que dietas, contagem de calorias, proibições e culpa e dava espaço para a comida ser a mocinha e não a vilã das nossas mesas”, explica. Daniela passou a estudar o tema, ainda mais quando o filho mais novo passou por um processo respiratório complicado com vários episódios de broncoespasmo se aproximando de uma asma. “Juntei tudo que eu estava estudando novamente sobre alimentação e iniciamos uma reeducação alimentar substituindo alimentos que são gatilho para problemas respiratórios e que, coincidentemente, inflamam o corpo, atrapalhando a imunidade”, lembra.

Adivinhem onde mais ela sofreu para manter esta reeducação? No lanche. “Não havia praticamente nada disponível para ajudar em uma situação assim, algo que combinasse sabor, saúde e rotina”, lamenta.

Foi aí que de uma necessidade surgiu uma oportunidade. “Comecei com uma parceira muito talentosa que trouxe algumas boas ideias de produtos, após alguns meses ela precisou voltar para a formação de base dela e eu segui com meu projeto. Apliquei na Tâmara Alimentos o que eu defendo como boas escolhas: uma alimentação anti-inflamatória, sem açúcar refinado ou açucares inventados, sem glúten, sem leite animal, sem óleos vegetais, sem soja, e claro sem aditivos, conservantes ou corante e nada industrial, sempre artesanal”, enumera.

O que ela usa: a tâmara como açúcar (daqui veio o nome da empresa), açúcar de coco, farinhas de amêndoas, aveia, arroz, beterraba, grão de bico, gorduras do bem como azeite de oliva, óleo de côco, gordura das nuts, avelãs e macadâmias. “Tento colocar produtos que ajudem a compor uma boa prateleira de opções para que, independente do motivo de sua necessidade, você encontre algo que goste”, completa.

Tem chips de batata-doce com semente de chia, biscoitos de polvilho feitos com azeite de oliva, torradinhas com sementes de gergelim e farinha de quinoa sem ovos, mini-cookies com cacau 70% e açúcar de coco, bolachinhas sem ovos adoçadas com calda de tâmaras, pães feitos com tubérculos e mix de farinhas sem glúten, requeijão de castanha de caju, pasta de avelãs com cacau adoçada com tâmaras, bolos feitos com farinha de amêndoas e adoçados com tâmaras, calda de tâmaras para panquecas ou bolos ou tapiocas e muitos mais.

E para completar, leites e iogurtes a base de nuts ou leite de coco, manteiga ghee, mel, salmão defumado, frango orgânico fatiado, queijos artesanais de ovelha e cabra, geleias artesanais, compotas orgânicas e muitos outros produtos feitos por produtores com a mesma pegada da Daniela.

“A comida, o alimento não existe para criar nenhuma doença ou atrapalhar a nossa vida. Ao contrário. Tem um papel importantíssimo que vai além de alimentar e nutrir, envolve acalentar, sorrir, festejar, chorar, compartilhar, emocionar, resgatar histórias, tradições, nos transportar, viajar… são tantas sensações importantes envolvidas no ato de comer que comer nunca é nem será apenas comer”, finaliza a nutricionista.

Serviço
Tâmara Alimentos Artesanais
Avenida José Giorgi, 280 – loja 17
Telefone: (11) 99605-9206
Instagram: @tamaraalimentos
Site: www.tamaraalimentos.com.br
Link para produtos e compras: https://tamarasnacks.goomer.app/

Artigo anteriorSiriris nas lâmpadas? Pesquisador do Instituto Biológico explica o que fazer
Próximo artigoCasa à venda no condomínio Haras Guancan