Testes para coronavírus: entenda os tipos e diferenças entre eles

Aqui na Granja Viana, a clínica MedViana está realizando os principais testes aprovados pela Anvisa no Brasil e FDA nos Estados Unidos.

Em março de 2020, quando a pandemia foi decretada, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, já alertava: “temos uma simples mensagem: testem, testem, testem”. Para ele, a forma mais eficaz de salvar vidas é quebrar a cadeia de transmissão e, para fazer isso, é preciso testar e isolar.  “Não se pode apagar a fogo cego. Não conseguiremos parar a pandemia se não soubermos quem ela está infectando”, disse em pronunciamento.

No Brasil, PCR, sorologia e exames rápidos são os três diferentes tipos de testes para detecção do novo coronavírus disponíveis atualmente. Aqui na Granja Viana, a clínica MedViana está realizando os principais testes aprovados pela Anvisa no Brasil e FDA nos Estados Unidos.

Teste Rápido COVID-19 IgG/IgM ECO
Detecta anticorpos no organismo (IgM e IgG) e, como sua especificidade não é de 100%, pode-se ter reações cruzadas com outros grupos virais.

Teste RT-PCR para COVID19
Detecta o material do vírus, RNA do SARS-CoV-2, na amostra analisada. O RT-PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, ou seja, em caso positivo, pode ser utilizado como diagnóstico conclusivo de SARS-CoV-2. Um único resultado não detectado para SARS CoV 2 não exclui o diagnóstico da COVID 19. Vários fatores como tipo de amostra biológica, tempo decorrido entre a coleta e o início dos sintomas, e oscilação da carga viral podem influenciar o resultado do exame. Sempre que houver discordância com o quadro clínico epidemiológico, o exame de RT PCR deve ser repetido em outra amostra do trato respiratório.

Teste sorológico por Quimioluminescência
Para COVID-19 detecta anticorpos no organismo (IgM e IgG). Como sua especificidade não é de 100%, pode-se ter reações cruzadas com outros grupos virais. O teste de sorologia IgM/IgG para COVID19 por Quimioluminescência é o teste mais sensível e específico para saber se já esteve infectado.

Teste Rápido de Antígeno para Covid
O teste de antígeno detecta a proteína do vírus em sua fase ativa. Ele é popularmente conhecido como “PCR RÁPIDO” e é um teste rápido, mas com uma sensibilidade maior que os outros. Resultado com Laudo em no máximo 20 minutos.

Importante lembrar que o resultado positivo ou negativo não deverá ser usado como único critério para diagnóstico da doença. Apenas o médico possui condições de interpretar os resultados e solicitar exames complementares.

Enquanto a vacina não chega para todo mundo, a maneira mais eficaz de combater a covid-19 é usar máscara, higienizar as mãos, ventilar ambientes fechados, evitar aglomerações e ficar em casa, se puder. Cada um fazendo a sua parte, o vírus circula menos e, consequentemente, infecta menos pessoas.

Serviço
Clínica MedViana
Policlínica com diversas especialidades e atendimento diferenciado, observando o paciente como um todo. Clínica Geral, Pneumologia, Oftalmologia, Pediatria, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Ginecologia, Mastologia, Acupuntura, Psicologia e Fisioterapia.
Endereço: Avenida das Acácias, 58 – Passargada
Telefones: (11) 4777–9644/ (11) 4777-9645
Whatsapp: (11) 9 5136-6762
www.clinicamedviana.com.br

Artigo anteriorFelipe Titto estrela campanha da Chilli Beans com óculos que mudam de cor
Próximo artigoDuplicação do viaduto na estrada de Caucaia está em andamento