Por conta da pandemia da Covid-19, a campanha “Mãos Dadas – Santuários do Brasil” foi criada para ajudar os espaços que cuidam de animais pelo país. São oito santuários que encabeçam a iniciativa e esperam arrecadar fundos para ajudar na manutenção de seus projetos. Entre eles, está o cotiano Rancho dos Gnomos.

A campanha nasceu do ‘reconhecimento das dificuldades e desafios em comum’ de cada santuário. Alguns especializados em cuidar de animais selvagens que não podem retornar ao habitat natural (como elefantes, leões, ursos e primatas), outros em animais resgatados de abatedouros das indústrias alimentícias, os bichos que residem em santuários tem, cada um, suas histórias de vida.

Salvos de maus-tratos, locais impróprios para sua espécie ou mortes cruéis, cada um exige um cuidado especial para viver bem o restante de seus dias. Campanha tem como embaixadores a apresentadora Xuxa e seu marido, Junno Andrade.

O grupo de santuários é composto, além do Rancho dos Gnomos (Cotia – Joanópolis/SP), por Shamballa (Santana do Paranaíba/SP), Animal Sente (Itatiba/SP), Projeto Mucky (Itú/SP), Terra dos Bichos (São Roque/SP), Sítio da Estrela (Soledade de Minas/MG), Santuário das Fadas (Teresópolis/RJ) e Elefantes Brasil (Chapada dos Guimarães/MT).

“Nossa União vai além da conexão entre nós que visa, como sempre, a qualidade de vida e o bem estar para os Irmãos Animais acolhidos em cada santuário. Perante as necessidades afins como os custos contínuos de alimentação, saúde e manutenção geral, firmamos a parceria na realização da campanha intitulada “Mãos Dadas – Santuários do Brasil”, em que sejam providos recursos por meio de financiamento coletivo (Kickante)”, explica o grupo.

O financiamento coletivo estará aberto até o dia 21 de julho e a meta da campanha é chegar aos R$ 2 milhões. É possível realizar doações parceladas em até seis vezes, e conseguir recompensas que mudam de acordo com o valor. Dez por cento do valor arrecadado será doado a outras instituições de causa similar, indicadas pelos próprios santuários, e a entrega dos recursos será documentada nas redes sociais de cada local.

Relembrando – o Rancho dos Gnomos já foi pauta de várias matérias na Circuito, ao longo dos nossos 20 anos de história. A primeira vez que estivemos lá foi em 2001, quando fomos recebidos pelo casal Marcos e Silvia Pompeu, que com toda atenção mostraram todos os animais que viviam no terreno de 33 mil m², em Cotia. O resultado desta visita foi publicado em uma matéria na edição 027, em outubro de 2001.

Por Juliana Martins Machado, com informações de assessoria

Artigo anteriorÚltima semana de inscrições na seleção de Bolsas de Estudo do ISMART
Próximo artigoAmor digital: dicas para aproveitar o dia dos namorados à distância