“Eu não preciso, não sou louco”, “até parece que vou pagar para alguém dizer o que tenho que fazer”, “o que vão pensar de mim?”

Mas Porque então fazer terapia?

Com ela podemos modificar um comportamento, sentimento ou pensamento, que nos impede de seguir em frente. Muitas vezes os problemas não são tão óbvios e precisamos de um auxilio de um profissional.

A terapia irá ter um resultado positivo se você se comprometer com a sua mudança, apropriar-se da sua vida, dedicar um tempo para o seu desenvolvimento.  Nós terapeutas somos facilitadores desse processo, não damos conselhos ou respostas, você é responsável pela sua melhora.

Não tenha presa nos resultados, existem camadas muito delicadas e que podem levar um tempo para serem ajustadas. A mudança ela vem de você e não do outro e a terapia só terá resultado efetivo se você compreender que a solução esta em suas mãos.

Use esse espaço para falar sobre si sem o julgamento dos outros, sem critica, com atenção e cuidado para suas dores e alegrias. Aproveite o espaço para ampliar a consciência, não é bobagem, muito menos tempo e dinheiro perdido. E um presente que você se dá a cada sessão.

Não vá a terapia para encontrar um culpado ou pra responsabilizar o terapeuta, ou para fazer investigação sobre questões do passado e continuar se torturando, ou ainda, pra mudar tentar mudar o outro.

Busque o autoconhecimento, com o processo terapêutico, você poderá compreender como funciona a sua dinâmica, terá acesso às causas inconscientes de determinadas escolhas, com isso ira ajudar a te equilíbrio emocional, a lidar melhor com conflitos e ir atrás de seus objetivos com mais clareza.

Abra mão de sofrimentos desnecessários e aprenda a lidar com as dificuldades que surgem ao longo da vida.

E então, se dará esse presente?


Por Edna Costa (CRP 114704)

Psicóloga Analítica Junguiana

Cel: (11) 9.7366-0552


 

Artigo anteriorApp sincroniza música entre usuários
Próximo artigoVocê se importa demais com o que os outros pensam a seu respeito?