Olá, pessoal! A dica desta edição é para “proteger” seu celular de possíveis clonagens. Sim, é possível proteger o WhatsApp de clonagens e roubos de dados com algumas funções nativas do próprio aplicativo, tanto em Android quanto em IOS.

Ativar a verificação em duas etapas

O principal recurso para isso é habilitar a verificação em duas etapas. O recurso de segurança consiste em o usuário criar uma senha de seis dígitos que é solicitada toda vez que o número é cadastrado em um celular novo. A função dificulta golpes de clonagem porque, por mais que o bandido ou invasor obtenha o código enviado por SMS para ativar sua conta, também será requerida a senha personalizada para usar o seu WhatsApp em outro smartphone.

No Iphone, a partir dos ajustes do WhatsApp, na opção “Conta”, selecione “Confirmação em duas etapas” e ative a proteção para gerar sua senha de seis dígitos. É necessário informar um endereço de e-mail ao WhatsApp para recuperar o código caso o esqueça. Por fim, aperte “OK” para ativar a dupla verificação.

No Android, selecione os três pontinhos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp. Vá para “Configurações” e, depois, acesse “Conta”. Escolha a opção “Confirmação em duas etapas” e aperte “Ativar” para inserir uma senha de seis dígitos. O aplicativo requer que você confirme o código duas vezes para, então, pedir um e-mail para a recuperação do código. Para finalizar, assinale a opção “Salvar”.

Outra dica legal é

Bloquear aplicativo com digital ou Face Id

Além da verificação em duas etapas, o WhatsApp oferece a proteção biométrica para que o acesso ao mensageiro seja liberado apenas mediante a verificação de digital ou rosto. Quem tem iPhone 5S ou superior (até o iPhone 8 Plus) pode ativar o Touch ID no aplicativo. No caso do iPhone X e modelos mais recentes, a autenticação acontece por meio do Face ID. Já no sistema Android, o recurso de segurança é oferecido de acordo com a disponibilidade de biometria no smartphone.

 


Rodrigo de Brito
Prompt Telecom
www.todomundoon.com.br

 

Artigo anteriorEdição 256: agosto de 2021
Próximo artigoCotia realiza a V pré-conferência municipal de assistência social