O brasileiro e granjeiro Andrew Parsons será reeleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), já que será o único candidato a se apresentar na Assembleia Geral do órgão, que acontece em dia 12 de dezembro, em Taiwan. As informações são do Estadão Conteúdo.
O dirigente de 44 anos, nascido no Rio de Janeiro e criado na Granja Viana, exerce a liderança do IPC desde 2017. Desde então, o órgão realizou os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang-2018, na Coreia do Sul, e os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, no Japão. Em agosto desde ano, Parsons destacou que sua principal linha de ação é “expandir o movimento paralímpico para todos os continentes, se aproximando dos diversos comitês e federações nacionais. O brasileiro ainda falou da necessidade da realização de programas de cooperação em países com menos recursos financeiros e da assinatura de um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para traçar um plano estratégico comum, pelo menos, válido até 2032.
Antes de assumir o IPC, Parsons foi presidente do Comitê Paralímpico das Américas, entre os anos 2005 e 2009, e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre 2009 e 2017.
Relembrando
E você sabia que o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) é granjeiro? Andrew Parsons cresceu na Granja Viana, mas teve que se mudar quando a família perdeu a estabilidade financeira. Ele – que foi nossa capa em julho de 2016, na edição 199 – lembra com carinho de momentos marcantes da infância e adolescência por aqui: “as brincadeiras de rua, os passeios de bicicleta e os jogos de futebol me conferiram uma infância e uma adolescência muito saudável e bacana, cercado de muitos amigos”. E faz questão de ressaltar: “granjeiro sempre granjeiro”.