A Assembleia Legislativa do Estado e São Paulo apresenta, do dia 22 de agosto até o dia 6 de setembro, a exposição individual da artista Milenna Casseb Saraiva, intitulada Catalistas, com curadoria de André Guimarães e conta com dez obras criadas entre 2014 e 2016.
Recentemente a artista afastou-se dos pincéis que sempre a acompanharam e adotou espátulas como seus principais instrumentos de criação. Esta técnica ajuda na exploração de conceitos relacionados a destruição e reconstrução das identidades das pessoas que escolheu retratar. Este processo tenta reconsiderar as convenções da pintura figurativa.
Milenna está interessada em como suas pinturas possam operar independente de suas fundações figurativas e triunfar em sua própria materialização, mas ainda contar algum tipo de história real, removendo o expectador das suturas do representado e o convidando a interpretações além dos limites de uma imagem pintada.
A artista descreve o seu trabalho como “uma constante experimentação”, mas é perto de uma tela que encontra sua maior inspiração para criar e se expressar.
Atraída sempre por pessoas que quebram paradigmas, revolucionárias e polêmicas, escolheu retratar aquelas que, de certa forma, mudaram a sociedade. Sujeitos que são considerados vilões por muitos e heróis por muitos outros.
Che Guevara, Edward Snowden, John Lennon, Albert Einstein, Steve Jobs e outros estão nesta lista. Catalistas é uma palavra inventada pela artista para descrever estas pessoas.
Na química, o catalisador é uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação e aumenta a sua velocidade de reação.
O catalisador tem a capacidade de acelerar a reação química sem alterar a composição dos seus reagentes e produtos. A sua pesquisa atual se concentra nestes paralelos, chamando atenção para estas pessoas que modificaram ou aceleraram o processo de modificação da sociedade.
Milenna Saraiva é uma artista visual que nasceu e trabalha em São Paulo. Estudou Artes Plásticas no Santa Monica College, na California, onde em 2003 se formou. Em seguida fez uma especialização em pintura com renomados professores também no SMC.
Voltou para São Paulo em 2012 e fez um curso de Pós Graduação em Pintura Contemporânea na FAAP.
Desde 2003 tem mostrado seu trabalho em galerias e museus pelo mundo, como a G5 Gallery, na Bergamont Station, a Los Angeles Municipal Art Gallery, em Los Angeles, o Katzen Museum em Washington DC, a The Peach Gallery, em Toronto, a Galeria Mixtape e a Casa Galeria, em São Paulo.
O coquetel de abertura será realizado no dia 23 de agosto, das 17:00 às 20:00 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Espaço Cultural V Centenário. e conta com a apresentação de voz e violão de Vinícius Casseb Saraiva.
Serviço:
Catalistas | Exposição individual de Milenna Saraiva
22/8 – 6/9 | seg – sex | 8h – 20h
Abertura
Terça-feira | 23 de agosto 2016
17h – 20h
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Espaço Cultural V Centenário
Rua Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo – SP