Beleza cotidiana: como hidratar a pele e os cabelos à noite

Esteticista dá dicas para cuidar da pele e do cabelo antes de dormir

A tendência do autocuidado é algo que tem aumentado de forma gradativa nos últimos anos. De acordo com o Ranking Mundial de Consumo da Abihpec/Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Porém, manter os cuidados noturnos para quem tem pouco tempo, ainda mais nas mudanças de temperatura, é de suma importância a hidratação da pele e dos cabelos. Para facilitar a vida de homens e mulheres que querem se cuidar, a esteticista Vanessa Paez de São Paulo, que atende pelo GetNinjas, preparou algumas dicas de tratamento noturno para as madeixas e a pele, confira:

Hidratação noturna para o cabelo

Para o cabelo, recomendo o uso do óleo de oliva, de rícino ou mel. O ideal é misturar uma colher de sopa do óleo de um desses ingredientes para um pote de condicionador ou creme hidratante capilar de 200 ml. Aplique no cabelo do meio às pontas e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos.

Existem muitas hidratações que podem ser aplicadas à noite, mas é preciso se atentar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo. Tem uma dica infalível e que serve para todos os tipos de cabelo, além de ser possível fazer em casa. Veja como fazer:

Você vai precisar de babosa ou dois quiabos, óleo de coco e um creme de hidratação (pode ser o que você já está acostumada). Corte o quiabo ou babosa e coloque em uma tigela. Acrescente duas colheres (sopa) de água, misture bem e depois inclua também uma colher de creme de hidratação. Aplique no cabelo, da raíz às pontas, e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos e, de preferência, utilizar água morna ou fria.

Hidratação noturna para a pele

A pele também precisa de cuidados e, com a chegada do inverno, é importante manter a atenção ao ressecamento que é mais propício nesta época do ano. Para a hidratação noturna na pele, recomendo o uso de borra de café (que você pode reutilizar depois do café coado), iogurte natural (sem sabor) e mel. Misture um pouco desses ingredientes em um recipiente. Após o banho, aplique em todo o corpo, massageie por cinco minutos e depois enxague bem. Para finalizar, você pode usar um creme hidratante corporal.

Para as partes mais rígidas do corpo, como joelhos, cotovelos, pescoço e pés, use cremes esfoliantes. Para o rosto, recomendo uma limpeza com água micelar e depois a aplicação de um creme hidratante de acordo com a sua idade. Para o corpo, utilize o creme hidratante corporal de costume e misture algumas gotas de óleo de amêndoas para massagear a pele.

De maneira geral, a pele fica exposta às mudanças climáticas, independente da idade. Além disso, o aspecto da pele acaba sendo um reflexo do que nos alimentamos, por isso é importante ficar atento a isso. Hidratar a pele também é tomar a quantidade de água diária recomendada e se alimentar de maneira saudável.

Artigo anteriorCotia anuncia o pagamento de R$ 25 milhões para o magistério
Próximo artigoÉ possível apostar em looks invernais mesmo vivendo em cidades quentes