Recentemente, o site Meteored, especializado em meteorologia, utilizou o ChatGPT para listar as cidades mais “feias” do Brasil. Embora o conceito de “beleza” seja subjetivo, o chatbot destacou cidades frequentemente criticadas por questões como urbanização desordenada, poluição e falta de infraestrutura adequada.
Entre as cidades citadas, está Carapicuíba na 10ª posição. Com uma alta densidade populacional, a cidade enfrenta desafios urbanos que impactam diretamente a percepção estética de seus moradores e visitantes. “Carapicuíba é uma das cidades mais densamente povoadas da Região Metropolitana de São Paulo, com problemas de infraestrutura e urbanização. A infraestrutura e a superestrutura têm muitos pontos críticos, com o trânsito sendo um fator de reclamação pelos moradores”, aponta a pesquisa.
No entanto, apesar desses problemas, Carapicuíba tem uma rica história, com marcos importantes como a Aldeia Jesuítica, que é um patrimônio cultural e histórico da cidade. Iniciativas recentes buscam melhorar as condições urbanas e oferecer mais qualidade de vida aos seus habitantes, destacando o potencial de revitalização que a cidade possui.
Além de Carapicuíba, outras cidades foram citadas: Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), São João de Meriti (RJ), Belford Roxo (RJ), Guaíba (RS), Contagem (MG), Ananindeua (PA), Mesquita (RJ) e Itaquaquecetuba (SP).
Vale lembrar que a lista elaborada pelo ChatGPT é subjetiva e não reflete necessariamente a riqueza cultural, humana ou a qualidade de vida desses municípios. Muitos desses locais, assim como Carapicuíba, vêm implementando melhorias em sua infraestrutura e investindo em projetos que buscam mudar essa percepção negativa.
Por Juliana Martins Machado, com informações d’O Tempo/ Meteored