Uma novidade está a caminho. Ainda no mês de março, o Parque Cemucam, na Granja Viana, vai abrigar uma unidade da Polícia Militar Ambiental. A informação foi confirmada pela 1ª secretária da Associação Amigos do Parque Cemucam (AAPC), Márcia Catunda, que disse à Circuito que no máximo em três semanas o posto estará em funcionamento.
De acordo com Márcia, dentro do parque existem vários prédios abandonados e ociosos. Um deles, será ocupado pela PM Ambiental. “Embora eles estejam montando uma base para trabalhar no entorno, o fato de estarem lá dentro, para nós, vai trazer muita segurança e, ainda por ser a polícia ambiental, que tem essa importância, pois está ligada diretamente a preservação do meio ambiente”, relata.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado de São Paulo para saber mais informações, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
O Policiamento Ambiental possui 116 unidades de atendimento integradas com um efetivo fixado de mais de 2.200 homens e mulheres. A corporação conta com mais de 400 viaturas, embarcações e motocicletas.
A PM Ambiental ainda tem recursos de monitoramento por satélites e com veículos aéreos não tripuláveis, que monitoram as regiões de interesse e locais de difícil acesso. Atua nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas Unidades de Conservação do Estado, que juntas somam mais de 760 mil hectares.

Cemucam, o parque que todos precisam conhecer
Em comemoração ao cinquentenário do Parque Cemucam, a Revista Circuito entrevistou Márcia Catunda, 1ª secretária da Associação Amigos do Parque Cemucam (AAPC).
A importância do espaço, as mudanças que ocorreram e o que ainda falta para que melhorias sejam concretizadas. Márcia explanou sobre cada um desses assuntos. Confira:
Qual a importância do Cemucam para o município de Cotia?
Ele acaba sendo muito importante para o nosso entorno da Granja Viana. Tem pessoas de Cotia que as vezes chegam no parque e ficam maravilhadas.Elas falam ‘meu Deus, eu não conhecia! Eu moro em Cotia, nasci em Cotia e não conhecia o parque!’ E esse é um dos trabalhos da associação, de fazer com que o parque seja conhecido por todas as pessoas.
50 anos do parque. O que mudou para melhor e o que ainda precisa ser mudado?
A gente tem muitos sonhos em relação ao parque. A gente poderia fazer quadras, espaços de esporte […] a gente tem muita vontade de conseguir patrocínios de empresas privadas, mas também, com o problema das concessões, que vão sair, que não vão sair, isso fez com que as coisas não pudessem seguir um rumo melhor.
O parque está precisando de investimento, manutenção […] mas a Secretaria do Verde e Meio Ambiente [de SP] não tem verba para sustentar os 102 parques municipais que ela tem.
A gente, como associação, consegue fazer mutirões quando o parque precisa, jantares beneficentes para comprar sacos de lixo para o parque, então tudo que a gente pode fazer, em pequena escala, a gente faz.
Nós queremos que o parque seja conhecido para a gente ter equipamentos melhores, quadras, plano de horta orgânica, educação ambiental, entre outros projetos.
Quais são os principais problemas hoje no Cemucam?
A gente não tem o ideal de segurança para o parque. A gente não tem investimento na infraestrutura que gostaríamos que tivesse. Nós precisamos de mais banheiros no parque, de uma manutenção melhor para com esses banheiros, pois tivemos um número de funcionários da limpeza diminuído, essas coisas são importantes para que o parque possa receber bastante gente.

Cemucam completa 50 anos
O Parque Cemucam, localizado na Rua Mesopotâmia, s/n, no Jardim Passárgada, em Cotia, está completando 50 anos, nesse mês de março. Para comemorar o cinquentenário, a Associação Amigos do Parque Cemucam (AAPC) preparou uma série de atividades.
O intuito, além da comemoração, é fazer com que o Cemucam seja ainda mais divulgado para que as pessoas, que ainda não o conhecem, passem a conhecê-lo.
Além da entrega de pedaços de bolo para quem visitar o parque, a AAPC fará também o plantio de árvores frutíferas – atividade essa que integra o projeto Plantando Pássaros, que visa proteger e alimentar os pássaros da região, como forma de preservação da fauna e flora local.
Já no dia 17 de março, em que se comemora o Dia do Plantio Global, vai ocorrer o plantio de mais árvores, incluindo o Cemucam no movimento mundial.
Ainda no final do mês, mas em data não definida, será realizada uma caminhada noturna com atividades de educação ambiental.
Esses e outros encontros acontecerão durante todo o ano, em comemoração ao cinquentenário do parque.
Por José Rossi Neto