Cerveja estraga os dentes? Mitos e verdades sobre os alimentos e a saúde dental

Os alimentos são importantes para a nossa saúde bucal, já que precisamos de nutrientes para manter essa região fortalecida e livre de cáries e infecções

Os alimentos são importantes para a nossa saúde bucal, já que precisamos de nutrientes para manter essa região fortalecida e livre de cáries e infecções

Manter a saúde bucal em dia é essencial para manter a boca esteticamente bonita e para evitar o aparecimento de doenças e infecções. Caso a higienização desse local não seja feita corretamente, complicações podem surgir.

Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a manter a saúde da boca. Ela proporciona dentes e gengivas saudáveis, garantindo uma estética mais bonita e maior bem-estar e qualidade de vida.

Entenda a seguir quais são os mitos e verdades sobre os alimentos que afetam a saúde dos seus dentes.

“Cerveja danifica os dentes”

Verdade. As bebidas alcoólicas em geral, se bebidas em excesso, podem desgastar os dentes, causar mau hálito e provocar a síndrome da boca seca. Por isso, é importante evitar exageros e redobrar os cuidados com a higiene bucal.

 “Alimentos ricos em açúcares e amido formam cáries”

Verdade. A ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcares e amido ajudam na formação de ácidos que atacam o esmalte dentário. Com a fragilização do dente, é comum a cárie aparecer.

Carboidratos como arroz, massas e pães são os que mais contribuem para o aparecimento das cáries. Ao ingerir alimentos desse grupo, reforce os cuidados com a higiene bucal.

“A alimentação desregulada não causa problemas bucais, só precisa escovar os dentes”

Mito. Existe uma forte relação entre os alimentos ingeridos e a saúde bucal. Isso significa que os dentes e a gengiva, assim como todo o nosso corpo, precisam de nutrientes para ficarem saudáveis.

Uma alimentação desregulada permite que o seu corpo fique mais suscetível a infecções. Elas podem gerar problemas mais graves, como cáries, perdas dentárias e doenças periodontais.

“Ingerir alimentos saudáveis contribui para a saúde bucal”

Verdade. Para manter os dentes e a gengiva fortes e resistentes, o organismo precisa receber nutrientes e minerais. Por isso, a ingestão de alguns alimentos é essencial para evitar problemas na região bucal.

Alimentos como vegetais, frutas, aves e peixes, aveia e trigo integral e derivados do leite, preferencialmente desnatados, são bem indicados. Isso porque eles têm nutrientes essenciais para nosso corpo e boca.

 

“Alimentos industrializados não afetam a saúde da boca mais que os outros”

Mito. Alimentos industrializados afetam a saúde do organismo, causam manchas, desmineralizam e corroem o esmalte dentário. Eles provocam, também, o acúmulo de açúcares entre dentes e a gengiva, gerando inflamações.

Os principais alimentos que causam esses problemas são molhos industrializados, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e guloseimas em geral. Então, evite ingerir esses produtos.

“Há alguns alimentos que amarelam os dentes”

Verdade. Infelizmente, existem alguns alimentos que tiram a cor natural dos dentes e os deixam amarelados. O esmalte dentário é muito poroso e, por isso, absorve com facilidade as tonalidades que são encontradas em líquidos muito pigmentados.

Produtos como vinho tinto, café e chá preto são os que mais amarelam os dentes. Alimentos com coloração intensa, como cereja, amora, mirtilo e beterraba também podem deixar resquícios de tonalidade.

“Usar bicarbonato de sódio na escovação clareia os dentes”

Mito. O bicarbonato de sódio é uma substância abrasiva que faz apenas um polimento do esmalte dentário.

Devido a essa propriedade abrasiva, pode ocorrer a corrosão da camada externa dentária. Isso vai tornar os seus dentes mais sensíveis e vulneráveis a infecções. Então, evite usar o bicarbonato de sódio para escovar os seus dentes.

Agora que você já sabe quais são os mitos e verdades sobre saúde bucal e alimentação, fique atento e garanta a saúde dos seus dentes. Procure ir ao seu dentista periodicamente para dar aquele check-up e cuide da sua alimentação Você também pode optar por um plano dentário, para ter mais tranquilidade em casos de urgência! v

Artigo anteriorBandana, acessório que não sai da cabeça
Próximo artigoAbril Azul: vamos falar sobre o autismo?