O Circuito News trouxe, na reta final da campanha eleitoral, informações importantes sobre o pleito que acontece no próximo domingo (15/11). Apresentado pelas jornalistas Sonia Marques e Juliana Martins Machado, o programa exibido pelo Facebook e pelo YouTube, mapeou as campanhas em Cotia e Carapicuíba, falou das questões jurídicas que envolvem o pleito e exibiu os vídeos preparados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral de incentivo ao #voto consciente e participação de #mulheresnapolitica.

 

Em Carapicuíba, são 291.138 eleitores e 535 candidatos, sendo 11 prefeitos. Em Cotia, são 174.356 eleitores e 372 candidatos, sendo 6 a concorrer a vaga do Executivo. Apresentamos quais são os candidatos a prefeito nestas cidades e os principais pontos dos respectivos Planos de Governo. E, inclusive, solicitamos aos candidatos de Cotia que respondessem, em um minuto, o porquê os eleitores da Granja Viana devem votar neles.

O programa também mostrou algumas entidades que cobram dos candidatos compromissos sociais e ambientais. O Movimento Fazendinha Viva, por exemplo, é uma iniciativa dos moradores do Bolsão Residencial Fazendinha-Granja Viana, com a intenção de propor e organizar ações para benefícios comuns. O grupo entrou em contato com todos os partidos com candidatos de Carapicuíba e abriram espaço para que todos possam apresentar propostas que digam respeito ao residencial. Na pauta, estavam preservação ambiental, infraestrutura, mobilidade urbana, plano diretor e segurança, entre outros temas. Todos os candidatos tiveram a oportunidade de enviar um vídeo com até 10 minutos com suas propostas e os que enviaram foram divulgados no Instagram do movimento. “Nosso movimento é totalmente apartidário, e por isso está aberto a todos que tiverem propostas para o Fazendinha. Isso ajuda a colocar o Fazendinha dentro da pauta do legislativo”, afirmou Sergio Paiva, um dos organizadores do movimento, em conversa com nossa equipe.

Três entidades militantes pelo meio ambiente da Região Oeste criaram uma carta compromisso que está sendo apresentada para os candidatos a vereador e prefeito, e já conta com várias assinaturas. É a Carta Compromisso Ambiental Eleição 2020, elaborada pela Associação Zona Oeste Cidadã – O Observatório, Sociedade Ecológica Amigos do Embu (SEAE) e Movimento Transition Granja Viana. Para explicar mais sobre esta ação, Rafael Oliveira, vice-Presidente da Associação Zona Oeste Cidadã – O Observatório, entrou no ar ao vivo. “Os candidatos que assinam a carta compromisso aderem a um Manifesto Social e Ambiental sobre elaboração de políticas públicas, conservação e preservação do meio ambiente e eficiência do setor público, relacionadas basicamente a seis temas: Fiscalização e Educação Ambiental, Licenciamento, Conselhos Participativos, Urbanismo, Moradia e Água Limpa”, explicou.

Participação das mulheres na política
O Brasil ocupa a centésima trigésima segunda colocação no ranking de mulheres nos parlamentos e, em Cotia, há 30 anos não temos uma representante feminina na Câmara Municipal. Nas eleições de 2020, dos 372 candidatos de Cotia, 120 são mulheres. Em nível Brasil, são 557.379 candidatos. E 33,6% são mulheres: 187.017. Este assunto foi tratado, inclusive, no Circuito Almanaque da semana passada.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorEstácio Cotia se torna um grande hemocentro hoje e amanhã
Próximo artigoAgenda de shows para curtir em casa