Cotia sediou, pela primeira, os Jogos Regionais – segundo maior evento esportivo amador do Estado de São Paulo – entre 7 e 17 de julho de 2004.

Durante 11 dias, Cotia respirou esporte. Mais de 7.200 atletas de 35 municípios participaram do evento que era classificatório para os Jogos Abertos do Interior, que naquele ano foram realizados em setembro, na cidade de Barretos.

E, claro, um evento esportivo tão importante não deixaria de ser notícia em nossas páginas. Na capa da edição 56, de junho de 2004, o destaque foi para o assunto. Trouxemos uma reportagem especial de três páginas, falando do evento com tabela de dias e locais de provas.

“O prefeito vislumbrou a possibilidade de resgatar a cidadania de todos os munícipes, agregando ao esporte, o orgulho de receber em sua cidade todas essas delegações. Fortalecendo assim, o espírito cívico e contribuindo para o intercâmbio esportivo e cultural”, declarou o Secretário de Esportes de Cotia e presidente da Comissão Organizadora dos Jogos Regionais, Eduardo Mendes. Hoje, ele está como presidente da Associação dos Adquirentes de Unidades no Empreendimento São Paulo II.

E, depois da realização do evento, na edição 58, de agosto de 2004, trouxemos um resumo do que aconteceu. Cotia subiu duas colocações em relação aos Jogos de 2002 e uma em relação aos Jogos de 2003, ficando em 7º lugar, atrás somente de cidades que têm tradição esportiva como São Caetano do Sul, Santos, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Santo André. Cotia conquistou, na ocasião, três medalhas de Ouro, no Tênis de Mesa Feminino, no Futebol de Campo Masculino e na Natação, categoria para atletas. Ganhou medalhas de Prata no Handbol Masculino, no Tênis Feminino, na Malha e na Natação Paraatletas. Subiu no pódio para receber a medalha de Bronze, através das atletas da Ginástica Rítmica Feminina.

A confraternização entre as cidades, através dos atletas, dirigentes e organizadores provou que o esporte ainda é o caminho mais curto para exercer a cidadania e a qualidade de vida.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorPinacoteca de São Paulo se volta para o ambiente digital e divulga vídeos sobre a coleção do Museu
Próximo artigoSantana de Parnaíba continua como a cidade mais segura da região metropolitana