Com a palavra Ciro Lilla

O Ciro no Mundo do Vinho dispensa apresentações, afinal é das pessoas mais bem informadas e mais bem formadas no Mundo do Vinho, com o maior e melhor portfólio de vinhos de uma importadora no Mundo todo. Algo notável e quase inacreditável, e no Brasil… isso já mostra que há muita paixão por trás desse trabalho.

Eu fui fazer uma pauta para nossa conversa e quando vi estava com o roteiro de um livro na mão. É muita coisa. Deixei de lado e pincei alguns pontos apenas para aprofundar com ele e tentar ajudar o comprador de vinho nestes tempos de pandemia. Como comprar bem, o que é uma roubada e o que comprar se você não tem o dinheiro para o que realmente queria, quais as boas opções.

E mais, o consumidor amadureceu nesses anos todos em que ele está no Vinho? E essas ofertas que parecem negócio da China? Qual a opinião dele? E o momento atual é bom para o consumidor? E o contrabando de Vinho há vantagem ou não?

Além disso falamos dos vinhos que ele sonhava em ter e conseguiu. Quais foram?

Mas no decorrer da conversa ele contou histórias deliciosas sobre os produtores, sobre o tamanho da fama e o tamanho do produtor, os ícones que ele tem, O Ciro Lilla poderia ter uma Importadora só de França, outra só de Itália, se quisesse de tanta diversidade que tem.

Agora o mais bacana foi que nesse papo que foi regado a um Brunello di Montalcino do GAJA, o Sugarille da safra 2000, o Ciro me deu quatro furos que ninguém sabia… Quer saber desses furos e ainda se divertir com a história do Buçaco, ou seria Bussaco? Ou de quando ele conheceu o Kracher, e o que houve de pitoresco com o dono do Dopff ao Moulin, e a história dos tradicionais inimigos e concorrentes Chapoutir e do Jaboulet, que acabaram na mesma importadora, fato único no mundo?… As pistas para os furos: 1) Um vinho que está com o preço errado para baixo e que ele não vai alterar por estar em meio a pandemia. Qual será? 2) O que o Ciro aproveitou para fazer nesse tempo de quarentena e que será ótimo para todos nós? 3) Uma novidade de um novo vinho de um dos mais importantes produtores do mundo. Quem? Onde? Quando? e por último, um ícone que passa a ser exclusivo do catálogo de Ciro Lilla. Qual vinho seria?

Então minha sugestão é você abrir um belo vinho, pegar uns petiscos e curtir esse papo delicioso. Saúde!

 


Didú Russo é editor do site www.didu.com.br, está no facebook (www.facebook.com/didu.russo/) e no Instagram (www.instagram.com/didu