Já estamos próximos do fim do ano, período que traz aquele clima quente e ensolarado. Assim como todos os tipos de cabelo, os fios ondulados precisam de cuidados específicos para se manterem bonitos, com movimento e ondas marcantes em época de calor.
“Cada vez mais pessoas aderem aos cabelos naturais, que muitas vezes apresentam ondas no comprimento. Por isso, é um estilo atemporal. Mas também vemos que o ondulado em si é uma tendência capilar: termos como ‘ondas escandinavas’, ‘praianas’, ‘botticelli’ e ‘de sereia’ estão em alta para denominar ondulações com diferentes efeitos e finalizações no fio. Todas combinam bastante com o período de primavera-verão”, explica Natan Correia (@natancorreia), hair expert do MG Hair e embaixador da Schwarzkopf Professional no Brasil. Ele conta como os cabelos ondulados se diferem dos lisos, cacheados e crespos quando o assunto é cuidado.
“A ondulação dificulta a descida da oleosidade natural para a extensão do fio, o que acaba criando um cabelo com raiz mais oleosa e pontas mais secas. Dessa forma, o cabelo precisa de tratamento para estabilizar essa taxa lipídica e ser emoliente, macio e brilhoso na medida certa”, afirma.
Os produtos que não podem faltar na rotina de quem tem fios ondulados devem conter ativos hidratantes e nutritivos em suas fórmulas. “A hidratação e a nutrição ajudam a devolver, respectivamente, água e óleos. E ambas se complementam: quando a hidratação penetra no fio, a nutrição é ideal para proteger os nutrientes colocados ali, criando uma camada protetora. Por isso, procure shampoos, condicionadores, loções, máscaras e leave-ins com ingredientes que repõem o que o cabelo necessita”, indica o expert.
O cronograma de cuidados também deve conter a reconstrução capilar – e a frequência dessa etapa vai depender da necessidade de cada cabelo. “Ela auxilia na reposição de queratina, que é responsável por manter a estrutura dos fios. Quando o cabelo passa por um processo químico, por exemplo, uma boa quantidade da proteína é perdida, tornando o fio mais poroso e quebradiço”, acrescenta Natan.
Além disso, fatores externos podem afetar as madeixas na primavera-verão, como exposição ao sol e calor, água do mar, piscina com cloro, areia e poluição. “Não se esqueça da proteção térmica e dos itens com filtros UVA e UVB – raios de sol que prejudicam as camadas mais profundas e superficiais dos fios. Focar nessa série de cuidados para proteger o fio de diversos tipos de agressões é essencial”, reforça Peter Menezes (@petermenezes), hair expert no Salão 1838 e advocate de Authentic Beauty Concept no Brasil.
Os cortes de cabelo também ajudam a valorizar e dar vida aos ondulados. O especialista orienta as melhores opções.
“Os mais indicados são os que trazem leveza para o fio, fazendo com que o cabelo tenha liberdade de formar ondas e cachos de maneira harmônica e seu caimento seja respeitado. Você consegue esse resultado com um corte em camadas e pontas levemente repicadas, por exemplo. Isso porque o volume do cabelo ao redor da cabeça é distribuído e evita-se aquele aspecto triangular – quando a raiz está achatada e as pontas muito volumosas. Mas vale lembrar que o corte pode ser personalizado de acordo com a curvatura de cada cliente e quantidade de cabelo, isso para não citar outras variáveis”, finaliza o profissional.