Conheça a Psicoterapia Somática

Você já se perguntou como suas emoções afetam seu corpo? Ou como tensões físicas podem influenciar seus pensamentos e sentimentos? Essas perguntas são o ponto de partida para a terapia somática que une mente e corpo para promover bem-estar e transformação pessoal.

Alexander Lowen conceituou e batizou a psicoterapia somática de Análise Bioenergética, que tem suas raízes na psicanálise de Sigmund Freud e no trabalho pioneiro de Wilhelm Reich. Lowen desenvolveu sua abordagem com a compreensão de que as experiências emocionais não apenas moldam a mente, mas também deixam marcas profundas no corpo. Segundo ele, nossa história de vida é registrada no corpo e pode definir a forma como nos movimentamos, respiramos e carregamos tensões musculares.

A premissa central desta abordagem é que corpo e mente são inseparáveis. Emoções reprimidas ou traumas não resolvidos podem se manifestar como bloqueios e tensões no corpo, afetando nossa saúde física e mental. Por exemplo, tensão crônica nos ombros pode estar relacionada a sentimentos de responsabilidade excessiva ou dificuldade em pedir ajuda. O corpo guarda essas experiências, mesmo quando a mente tenta esquecê-las.

Como funciona a Psicoterapia Somática? Em uma sessão o terapeuta utiliza uma combinação de técnicas corporais e verbais, exercícios de respiração e exploração emocional para ajudar o paciente a liberar emoções acumuladas ou através destes movimentos compreender seu comportamento, sempre associando o relato do paciente com os movimentos sugeridos. Esses exercícios podem incluir movimentos para alongar e soltar os músculos ou posturas específicas que incentivam a liberação emocional.

Ao integrar o corpo na terapia, é possível acessar sentimentos que muitas vezes estão fora da consciência. Por exemplo, ao trabalhar com a respiração profunda, o paciente pode se conectar com emoções como tristeza ou raiva que estavam reprimidas. Esses momentos de conscientização trazem alívio, autoconhecimento e clareza.

Quais os Benefícios da Psicoterapia Somática? A Psicoterapia Somática oferece uma série de benefícios que vão além do alívio dos sintomas. Entre eles, destacam-se:

1. Redução do estresse e da ansiedade: Ao liberar tensões físicas, é possível experimentar uma sensação de calma e relaxamento profundo.

2. Melhora na autoestima: A consciência corporal promove uma relação mais positiva consigo mesmo.

3. Fortalecimento das relações: Ao compreender e expressar emoções de forma saudável, os relacionamentos pessoais se tornam mais autênticos e equilibrados.

4. Aumento da disposição: Quando os bloqueios emocionais são compreendidos e dissolvidos, há um aumento na disposição e na capacidade de aproveitar a vida.

5. Resolução de traumas: A abordagem somática permite compreender e trabalhar traumas de forma segura e integrada.

Por que buscar terapia? Muitas vezes, carregamos em nossos corpos e mentes o peso de experiências passadas sem nos darmos conta do impacto que isso tem em nossa vida cotidiana. A Psicoterapia Somática convida você a explorar sua história de uma maneira diferente, promovendo uma cura que é sentida tanto no corpo quanto na mente.

Se você deseja se sentir mais presente, autêntico e conectado consigo mesmo e com os outros, a essa abordagem pode ser o caminho.

Cristina Cola é psicoterapeuta desde 2015, formada e associada pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética e facilitadora de Constelação Familiar.

Artigo anteriorTratamentos e cuidados garantem uma pele bonita na estação mais quente do ano
Próximo artigo19/02 – Dia do Esportista: profissionais de saúde apostam no esporte para fortalecer bem-estar mental