Cotia discutiu a prevenção do suicídio em programação especial

Durante toda a manhã de sábado (16/09) a coordenação da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cotia realizou uma programação especial do Movimento Setembro Amarelo – campanha internacional de prevenção do suicídio. Diversas atividades gratuitas e abertas para a população aconteceram no CAPS AD e Álcool e Drogas. Pacientes, amigos, familiares e a população interessada participaram de atividades como palestras, auriculoterapia, yoga, reiki, reflexologia, quick massage, dança circular e arte terapia. A vice-prefeita Ângela Maluf marcou presença no evento.

O ‘I Evento de Práticas Integrativas e Complementares – Saúde Mental’ teve como objetivo conscientizar, prevenir e informar a população sobre a questão do suicídio. Segundo a OMS, todos os anos, mais pessoas morrem no mundo como resultado do suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama, guerras e homicídio. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal, apontou a OMS.

“[Setembro Amarelo] Este é um dos movimentos mais importantes para nós que lidamos diariamente com saúde mental. A prevenção do suicídio é um assunto que tem que estar em pauta o ano todo, não pode ser tabu, temos que falar sobre ele e, sobretudo, ouvir as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e de risco”, disse Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental. “Ficamos muito felizes com este evento e espero que tenhamos impactado positivamente a vida de todos que passaram por aqui”, completou.

Durante o mês de setembro as unidades de saúde dão mais visibilidade ao assunto e na divulgação da rede de apoio e de atendimento, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende 24h pelo número 188, por meio de uma equipe de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Saúde Mental

Em Cotia, a Secretaria de Saúde conta com três unidades de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): Álcool e Drogas, Adulto e Infanto-Juvenil. O atendimento para acolhimento e triagem é porta aberta, ou seja, não é preciso agendar. Os CAPS contam com uma estrutura adequada e com equipe multidisciplinar especializada para atender aos pacientes.

O CAPS Infanto-Juvenil fica na Rua Topázio, 159, e o CAPS Álcool e Drogas e Adulto, fica na Rua Topázio, 96, Jardim Nomura.

Artigo anteriorEscolas abrem as portas para apresentar seu projeto pedagógico
Próximo artigoInovadora câmara hiperbárica chega à região