No início da semana, a Prefeitura de Cotia baixou um novo decreto municipal (Nº 8697/2020) prorrogando até o dia 22 de abril a quarentena em todo o município como forma de conter a disseminação do novo Coronavírus. Com a medida, permanecem suspensos os atendimentos presenciais ao público em estabelecimento comerciais não essenciais (conforme previsto no Decreto 8686/2020).

O atendimento presencial nos órgãos públicos municipais também está suspenso, bem como eventos, festas, entre outros, que possam expor a população ao novo vírus. “Temos tomado diversas medidas, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Tenho pedido a compreensão dos comerciantes e de toda a população, pois, neste momento, a prioridade é salvar vidas”, disse o prefeito Rogério Franco.

Respeitando as orientações de não permitirem aglomeração, podem funcionar farmácias, drogarias, hipermercados, supermercados, mercados, hortifrutigranjeiros, postos de combustíveis, distribuidores de água, distribuidores de gás de cozinha, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e odontológicos e de vacinação, açougues, peixarias, centros de abastecimento, quitandas, lojas de conveniência, clínicas e consultórios veterinários e lojas de venda de produtos para animais, padarias, agências bancárias, óticas, lojas de artigos médicos, odontológicos, ortopédicos e hospitalares, lotéricas, autopeças, oficinas mecânicas, assistência técnica de eletroeletrônicos, motéis e hotéis.

Números de casos
O município de Cotia contabiliza, até às 10h40 desta quinta-feira (09/04), 598 notificações de casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (sendo 90 de moradores de outros municípios), 51 casos confirmados, 185 descartados, 272 seguem em investigação. Há 56 pacientes internados em investigação, 35 pacientes tiveram alta hospitalar, 13 óbitos suspeitos em investigação, 6 óbitos confirmados por Covid-19: Mulher (46 anos), Mulher (62 anos), Homem (40 anos), Mulher (60 anos), Homem (60 anos), Homem (50 anos). A Secretaria de Saúde não mais contabilizará óbitos de pessoas residentes em outros municípios neste boletim.

Artigo anteriorAulas de ginástica no Facebook de Itapevi
Próximo artigoGoverno apresenta Sistema de Monitoramento Inteligente contra coronavírus