Cotia realizará fórum para discutir urbanização

O evento acontece, na próxima sexta-feira (20/10), na Faculdade Estácio de Cotia.

No dia 20 de outubro, a partir das 8h, a Prefeitura realiza o 1º Fórum Discutindo a Urbanização de Cotia, na Faculdade Estácio de Cotia, a entrada é gratuita. O evento está sendo organizado por meio da Secretaria de Habitação, e contará com grandes nomes para a discussão de um assunto de tamanha importância para o município.

“A ideia é realmente pontuar alguns assuntos para que possamos assim, planejar a nossa Cotia para os próximos anos com mais mobilidade e estrutura”, ressaltou o secretário da pasta responsável, Sergio Folha. A primeira palestra será ministrada pelo Secretário de Habitação da Cidade de São Paulo, Fernando Chucre, com o tema ‘O direito à Cidade – Estatuto da Cidade. Desafio do Crescimento x Desenvolvimento Sustentável’.

Chucre é arquiteto e urbanista com especialização em projetos de parcelamento de solo e habitação de interesse social. Foi deputado federal de 2007 a 2011 e Diretor Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA) de 2015 a 2016.

Na sequência, o arquiteto Mário Luiz Savioli, cidadão cotiano, fará a palestra ‘A urbanização de Cotia – Histórico e Perspectivas para o Futuro’. Mário é autor do livro: A cidade e a Estrada – Transformações urbanas no município de Cotia ao longo da Raposo Tavares.

Mário Savioli, entre 1989 e 1991, auxiliou no gerenciamento da execução e da aplicação do 1º Plano Diretor do Município de Cotia, de metodologia do professor doutor arquiteto Sérgio Zaratin. Também participou da execução e da aplicação da 1ª Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município de Cotia.

‘Adensamento Urbano e Mobilidade – Compactando as Cidades’ é o tema da palestra com a engenheira civil e urbanista Luciane Mota Virgílio. Mestre em Engenharia Civil e Urbana com especialidade em Gerenciamento Imobiliário (Real Estate) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a profissional tem 20 anos de experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos urbanos que contemplem soluções sustentáveis e de avanços tecnológicos.

E para finalizar, o presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (GRAPROHAB), Lacir Baldusco, estará à frente da palestra ‘Aprovação de Empreendimentos no Estado de São Paulo e suas Competências’.

Lacir, além de presidir o GRAPROHAB, também está à frente da Coordenadoria de Licenciamento, Operações e Controle Tecnológico (CLOCT) e é Assessor de Planejamento da Política Habitacional da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Cotia vem intensificando a fiscalização com o objetivo de impedir o surgimento de mais loteamentos irregulares no município e autuar os que já existem. “Como a cidade tem tido um crescimento habitacional considerável, é importante tratar o assunto”, reforçou Sérgio Folha.

A Faculdade Estácio de Cotia fica na Rua Howard Archibal Acheson Júnior, 393 Jardim da Glória.

Artigo anteriorDia 22 tem ‘Cãominhada Pelo Outubro Rosa’
Próximo artigoParatleta de Cotia disputa campeonato em Londres