Daqui a 31 anos, ou seja, em 2050, a cidade de Cotia terá 331,9 mil habitantes. Atualmente, segundo o IBGE, o município está com 242,7 mil moradores. Outra curiosidade é que a maioria da população cotiana terá acima de 50 anos: serão 24.395 moradores com 50 a 54 anos e 24.350 com 75 anos ou mais. Hoje, o município tem a maioria das pessoas entre 20 e 34 anos.
Os dados foram levantados nesta quarta-feira (23) pela Revista Circuito junto à Fundação Seade, que disponibiliza, em seu site, uma ferramenta para medir as projeções populacionais das cidades do Estado de São Paulo.
Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres também continuarão sendo a maioria no município em 2050, com uma diferença de 6,3 mil dos homens.
Entre as cidades vizinhas, Cotia será a que mais vai crescer em âmbito populacional, até 2050. Só para ter uma ideia, Itapevi será o município que chegará mais perto de Cotia, com um crescimento, no mesmo período, de 79 mil moradores.
As cidades da região que menos crescerão são: Vargem Grande Paulista (20,1 mil moradores a mais); Osasco (24,5 mil a mais) e Jandira (25,2 mil pessoas a mais até 2050).
De acordo com o Seade, as projeções populacionais são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento.
Estas informações, segundo a instituição, viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas.
Por José Rossi Neto
Cotia terá 89 mil habitantes a mais em 2050
Cidade também ficará mais velha, com a maioria da população - 48,7 mil pessoas - acima dos 50 anos. Entre os municípios vizinhos, Cotia terá o maior crescimento populacional neste período. Os dados foram levantados pela Revista Circuito junto à Fundação Seade