Cultura Inglesa apoia a 7ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

A instituição cede o Teatro Cultura Inglesa em Pinheiros para encenação do espetáculo ‘O Pedido’, de Mark Maughan e Tim Cowbury, nos dias 10, 11 e 12 de março.

A Cultura Inglesa, que há 85 anos promove  atividades de intercâmbio entre as culturas brasileira e britânica, apoia pela segunda vez a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, que ocorre entre os dias 5 e 15 de março com produções contemporâneas nacionais e internacionais em diversos espaços da cidade de São Paulo.

O Teatro Cultura Inglesa, em Pinheiros, será um dos palcos da sétima edição da mostra com a apresentação do espetáculo ‘O Pedido’, primeira parceria entre o diretor Mark Maughan e o dramaturgo Tim Cowbury, que garantiu boa avaliação pelo The Guardian, principal jornal britânico. A peça explora, num tom cômico e absurdo, as falhas e injustiças dos sistemas de asilo para refugiados e a falta de escuta do outro.

“Nós acreditamos no papel da cultura, da língua e das expressões artísticas como instrumentos facilitadores e mediadores dos debates sociais. Por isso, ao apoiarmos pela segunda vez o MITsp, um evento que já se tornou indispensável no calendário cultural da cidade, fortalecemos não apenas o intercâmbio cultural entre o Reino Unido e o Brasil, como também democratizamos o acesso do público a obras que enriquecem o repertório cultural”, explica Liliane Rebelo, gerente cultural da Cultura Inglesa.

A programação completa da 7ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp está disponível em www.mitsp.org e os ingressos para assistir à peça ‘O Pedido’ estão disponíveis no link https://bileto.sympla.com.br/event/64581/d/82861/s/430809.

INFORMAÇÕES:

Espetáculo ‘O Pedido’ (The Claim)

Sinopse: Primeira parceria entre o diretor Mark Maughan e o dramaturgo Tim Cowbury, o espetáculo explora as falhas e injustiças dos sistemas de asilo para refugiados. A peça parte da história de Serge, exilado do Congo, que se depara com um oficial de imigração britânico. A conversa, de início simpática e acolhedora, logo se mostra um tanto truncada. Apesar de conhecer a língua do refugiado, o agente parece não compreendê-lo nem deixá-lo contar sua história. Os desentendimentos aumentam com a chegada de uma segunda oficial, que não fala o francês de Serge, e a entrevista do imigrante, com questionamentos burocráticos e interpretações equivocadas. Num tom cômico e absurdo, a narrativa investe na força do texto, repleto de jogos de palavras. Assim, questiona a funcionalidade dos organismos de asilo, presos a um sistema kafkiano – o título da peça, por sinal, é uma referência à O Processo, livro de Franz Kafka –, e discute a nossa falta de escuta do outro.

País de origem: Reino Unido

Direção e texto: Mark Maughan e Tim Cowbury

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h15min

Datas e horário: dias 10, 11 e 12 de março, às 21h

Local: Teatro Cultura Inglesa Pinheiros (R. Dep. Lacerda Franco, 333 – Pinheiros, São Paulo)

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Podem ser adquiridos em https://bileto.sympla.com.br/event/64581/d/82861/s/430809

Artigo anteriorSP antecipa entrega de vacinas contra gripe para prevenir coronavírus
Próximo artigoInscrições são abertas para diversas modalidades esportivas em Cotia