O vereador Sergio Folha (PL) encabeçou comitiva, na tarde de quarta-feira (27/09), para ir à Superintendência do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de S. Paulo (D.E.R.), em reunião pré-agendada, para pedir rapidez no andamento da licitação das obras do trecho entre o km 21 e o km 30, já licitadas.
Compuseram a comitiva o vereador Serginho de Freitas (PSB) e, representando a sociedade civil, Ricardo de Oliveira e Silva, do Colégio Talento e Cristiano Melo, Presidente do Sincomércio – Sindicato dos Comerciário de Cotia e Região.
Recebidos pelo superintendente Sergio Codelo, Folha lhe expôs que a licitação, baseada em um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cotia quando o vereador era secretário da Habitação, por incentivo do prefeito Rogério Franco, está paralisada desde abril, quando foram abertos os envelopes de documentação.
O vereador expôs ainda os enormes problemas que a população enfrenta com a falta de retornos e implantação de marginais em alguns trechos, relatando o tormento diário que é deslocar-se pela Raposo, não somente nos horários de pico, mas agora a todo momento.
O presidente do Sincomércio, Cristiano Melo, expôs que muitos trabalhadores estão até perdendo o emprego, porque dificilmente chegam a tempo para seus turnos; além disso, para quem sai de Cotia em direção a São Paulo, passado o km 30, só vai encontrar retorno no km 23 – são sete quilômetros de pura lentidão, todo os dias e isso prejudica enormemente não apenas os comerciários, mas também os empregadores.
O vereador Serginho de Freitas relatou o caos que hoje existe para quem pretende acessar o Jardim Stella Maris, pela Estrada de Itapevi, no que foi secundado pelo empresário Ricardo de Oliveira e Silva, do Colégio Talento.
Ambos informaram ao superintendente que o Jardim Stella Maris hoje tem praticamente apenas uma entrada, porque a da estrada de Itapevi tornou-se impraticável, além de extremamente perigosa, já que a rua não tem pista de desaceleração, desembocando diretamente na rodovia.
Ambos, mais o vereador Folha, sugeriram a melhoria do acesso e saída do Stella Maris, aventando a possibilidade de construção de um trecho com via adicional para entrada no bairro e, para saída, pista de desaceleração e dispositivo de segurança para entrada e saída.
O vereador Serginho pediu ainda ao superintendente melhoria na segurança da Estrada de Itapevi, com revisão na sinalização e implantação de dispositivos de segurança para motoristas e pedestre na via.
O superintendente, que tinha presentes também o engenheiro Raphael Amaral Jr., Diretor de Operações do D.E.R. e do engenheiro José Messina, Assessor Parlamentar do Secretário de Transportes do Estado de S. Paulo, explicou as dificuldades normais de início de mandato, o que atrasou o cronograma das obras.
Mas garantiu a Sergio Folha que, dentro das próximas semanas, o Governador Tarcisio de Freitas autorizará as obras, que já estão sendo programadas na autarquia.
Quanto às reivindicações feitas pelo vereador Serginho e empresários, o superintendente informou que dentro dos próximos dias enviará equipe de fiscalização e planejamento a Cotia, para levantar os problemas relatados e discutir as melhores soluções.
Relembrando
Mobilidade da Raposo Tavares: conheça as fases do projeto