Challenge do Nordeste ou Desafio da Pisadinha, brincadeira popularizada na internet tem feito bastante sucesso nas últimas semanas.
O desafio é simples, reunir os amigos para dançar o hit do jeito que quiser, apenas se deixar levar pelo ritmo livre. Vale rebolar, pisar, ir até o chão. Só não pode ficar parado. O primeiro da roda faz a sua coregrafia e ao tocar no próximo ele deve continuar e assim por diante.
A brincadeira, foi proposta pelo humorista Tirullipa para divulgar o hit Techno brega “Só na Pisadinha”. “Quem nunca brincou de ‘desconta lá’ foi o que propôs o humorista no primeiro vídeo remetendo para um jogo muito popular no Ceará. A palavra “Challenge” significa desafio e é muito comum surgir em países americanos e europeus desafios e brincadeiras nas redes sociais usando como marcação o termo “challenge”, daí o nome Challenge do Nordeste.
O desafio logo foi aceito por influenciadores digitais como Gessica Kayane, Lucas Lopes, Rafael Cunha e Leo Lopes e artistas como Wesley Safadão que também postaram seus passinhos. E os vídeos com a hastag #challengedonordeste viralizaram.
Mas nenhum passinho conquistou mais a rede que o realizado pelos alunos da Apae de Cotia.
O desafio do grupo formado por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, como Autismo, Paralisia Cerebral, Síndrome de Dowm entre outros diagnósticos emocionou os internautas e já foi visto por mais de 3,2 milhões de pessoas até a última sexta-feira (19). A página oficial da Apae, em cinco dias ganhou 7 mil novos fãs.
A repercussão do vídeo deixou os profissionais da Apae de Cotia felizes e emocionados. A professora de Educação Física Cristina Dias conta que costuma aproveitar os ritmos e brincadeiras da moda para as atividades com as crianças. “Eu já tinha visto o desafio e achei divertido e resolvi propor para o grupo”, comentou. Os demais professores, terapeutas e monitores aderiram a brincadeira e entraram na roda com as crianças e jovens. E pronto. Viralizou.
“Todas as atividades realizadas na Apae visam estimular a interação, o entretenimento e o desenvolvimento dos atendidos”, lembrou a professora Karina Pontes. “Deixamos os alunos livres para participarem ou não, foi espontâneo”.
Mais de 1,5 mil pessoas comentaram o vídeo com palavras de incentivo aos profissionais que aplicaram a atividade e que também aparecem no vídeo com os jovens.
“A Apae de Cotia, através dos seus profissionais qualificados, está sempre inovando nas terapias aplicadas às crianças, jovens e adultos atendidos na Instituição. Somos gratos por uma equipe tão dedicada. A melhor equipe do mundo!”, finalizou o preidente Paulo Generoso.