Dicas de limpeza que evitam doenças respiratórias

O ar frio e seco, típico do outono-inverno, impulsiona o aumento das alergias respiratórias, como bronquite, renite, sinusite, otite, faringite e asma. A tendência é de que essas alergias aumentem cerca de 40% nessa época do ano. O crescimento dos casos de asma, principalmente, é assustador. Dados de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a doença é a terceira maior causa de internação no SUS, com cerca de 2 mil óbitos por ano.

A chegada do inverno faz com que muita gente mantenha a casa fechada, o que pode influenciar no aumento de sujeira, poeira e ácaros, caso não seja feita a limpeza adequada. Consequentemente, pode agravar as doenças respiratórias típicas dessa época.

Para evitar que as doenças respiratórias se agravem no inverno, a diretora executiva da rede de limpezas House Shine, Lilian Esteves, listou algumas dicas:

– Cuidado na hora de varrer

Muitos acreditam que usar a vassoura para limpar a casa é o suficiente, mas essa prática na maioria dos casos pode até agravar o problema pois tende a colocar em suspensão as partículas responsáveis por deflagrar alergias. Dê prioridade para panos úmidos e aspirador de pó com filtro HEPA.

– Evite a utilização excessiva de produtos de limpeza

Alguns produtos costumam ter o cheiro muito forte por conta dos seus componentes, então o ideal é usar com moderação esse tipo de material. Prefira produtos com um odor mais suave.

– Atenção com tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

O ideal é evitar tudo o que possa acumular poeira, e sempre que for possível, realizar a limpeza periódica desses itens de casa. Na dúvida, existem empresas que oferecem serviços especializados para lavagem de estofados, tapetes e cortinas.

– Mantenha sempre a casa arejada

É importante que a residência esteja sempre com o ar circulando, portanto evite ficar com as janelas fechadas por muito tempo. Umidificadores de ar costumam ser um bom aliado também em locais secos.

– Use o espanador com cuidado

Sempre que for remover o pó dos móveis, o mais recomendável é usar um pano de microfibra úmido ao invés do espanador, pois a maioria dos disponíveis no mercado apenas transfere o pó de lugar, se optar por um espanador, utilize um eletrostático, que retêm as partículas de sujeira.

– Atenção com o seu pet

Quem tem animais de estimação em casa já está acostumado com o hábito dos animais muitas vezes dormirem sobre o sofá ou cama, o ideal é evitar esse tipo de prática. Mas se optar por manter, indicamos que por costumarem soltar muitos pelos, o ideal é forrar os móveis com lençóis ou colchas que possam ser removidas e lavadas.

– Roupas sempre lavadas

Como o guarda-roupa é um local fechado, é sempre bom ter cuidado com as peças, as roupas de inverno que ficarão sem uso, após lavadas, devem ser armazenadas em embalagens fechadas a vácuo, principalmente as de lã, que costumam acumular pelos com mais facilidade.

– Evite fumar dentro de casa

Algumas pessoas costumam ter o hábito de fumar dentro de casa, além do hábito de causar diversos males a saúde, a fumaça pode contribuir também para o agravamento de uma alergia e doenças respiratórias, o ideal é evitar ao máximo esse hábito.

– Limpe sempre o ar-condicionado

Com a chegada do verão, o ar-condicionado costuma ser ligado com mais frequência, porém muitos não costumam ficar atento com a limpeza interna do aparelho. É importante realizar a manutenção periódica com uma empresa especializada.

– Na dúvida, contrate uma limpeza profissional

Para garantir que seja feita uma limpeza de forma adequada, é importante contratar uma empresa que oferece esse tipo de serviço, pois elas contam com equipamentos próprios e treinamentos para retirar ácaros e outros alérgenos como fungos com mais eficiência.

Artigo anteriorEdição 212: agosto de 2017
Próximo artigoOsasco realizará palestra sobre Lei Maria Da Penha