Com 13,30 metros de diâmetro, 42 metros de altura (a estrela no seu topo tem 7 metros de altura) e cerca de 70 toneladas, a árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, já é um dos principais pontos turísticos natalinos da cidade que, junto com o show de luzes no lago fazem um espetáculo de encher os olhos.

Outro gigante que chamou a atenção no Ibirapuera, um pouco antes, foi um ovo de Páscoa de 80 toneladas e 35 metros de altura, que infelizmente não era de chocolate mas deixou muita gente deslumbrada com tamanha beleza e criatividade.

Mas o que esses dois gigantes das artes, da cultura e do entretenimento tem em comum? Foram criados por granjeiros. A árvore pelo casal Cristina Carvalho e Wagner Baule, da Guiné Eventos. Já o ovo foi “botado” por Salvador Zammataro, da Waba Extraordinary.

Para criar as peças, tanto Cristina como Salvador, dizem que foram movidos pelo desafio e claro, realizar o sonho de seus clientes.

Cristina e seu marido Wagner Baule, criadores da árvore do Ibira

No caso do projeto da árvore de Natal, o cliente é a Coca Cola que tem parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Cartão Elo, inaugurada no último dia 30 de novembro e já foi feita pela dupla granjeira em anos anteriores. “Mas cada ano é um novo desafio”, diz Cristina. “A gente costuma quebrar alguns records”, lembra a empresária que tem o maior Papai Noel do mundo registrado do guinnes book e também pendurou carro em prédio em plena avenida Faria Lima.

Criar o projeto e montar a primeira árvore foi trabalhoso e demandou muito tempo, segundo Cris. Começaram a montagem logo depois do Carnaval. Mas depois da 11 árvores montadas,  a experiência fala mais alto e este ano, tudo ficou pronto em cerca de 30 dias.

E veio com novidades. Ela é envolvida por 21 laços forrados por veludo. A principal mudança em relação à árvore anterior é que esse ano ela vem sem as tradicionais lâmpadas. “Tudo projeção”. A empresária explica que a iluminação é obtida a partir de efeitos luminotécnicos projetados a partir de três pontos distintos do parque.

Para completar a atração, os turistas que vão até o parque também podem apreciar o famoso show da “dança das águas” com trilha sonora especial. O show termina com o acendimento de todas as árvores ao redor do lago.

Ovo interativo

Divulgação

Salvador Zammataro, atua na área de marketing, comunicação e tecnologia desde 1999 atendendo grandes empresas. E no final do ano passado recebeu uma missão de da fábrica de chocolates Lacta: “assumir o protagonismo da Páscoa no Brasil”.  O desafio estava lançado. E a equipe de trabalho começou a “viajar” até que surgiu a ideia de colocar um ovo gigante no Ibirapuera. “Eu vivo de criar experiências”, diz Salvador.

Salvador e ao fundo o ovo gigante; já pensando na próxima obra de arte

Mas ele não era apenas um ovo de 80 toneladas de ferro, alumínio e 800 lâmpadas e led, que atraía a atenção dos que passavam pela rua ou pelo céu, era uma obra de arte que transcendeu arte por todos os lados. Além de trabalhos artísticos desenvolvidos por nomes como Muti Randolph, Marcelo Paciornick e Batman Zavareze que foram exibidos no ovo, o público também podia interagir. Por meio de um app criado especialmente para a ocasião,  qualquer pessoa podia enviar vídeos e fotos que eram projetados no ovo.  ‘Foram mais de 100 mil interações” lembrou Salvador.

Paixão, foi a palavra usada por Salvador para descrever o trabalho. “Tudo foi criado com paixão, não era apenas uma peça de propaganda, mas um espaço de interação entre artistas e pessoas comuns”, finalizou o artista que já pensa na próxima Páscoa e promete novidade na interatividade do próximo ovo. Aguardemos!

Serviço:

O Ovo de Páscoa não é mais possível visitar no Parque, mas a Árvore de Natal fica por lá até o dia 6 de janeiro de 2020. Veja a programação:

Árvore de Natal

Apresentações de Natal: diariamente, em três sessões: às 20h, 20h30 e 21h

Modo Ornamental: a fonte funciona em modo ornamental todos os dias, de 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Exibição: de 01/12/2019 a 06/01/2020

Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

(Sonia Marques)

Artigo anteriorVarejo poderá parcelar em duas vezes o recolhimento do ICMS sobre vendas de Natal
Próximo artigoEdição 240: dezembro de 2019