O ano era 1950. O imigrante português João Lopes Matias (foto) deu início ao Entreposto das Feijoadas no Mercado Municipal de Pinheiros, conhecido até então por ‘Mercado dos Caipiras’ já que agrupava comerciantes e produtores do interior do estado. “Começou com os pertences para feijoada como principal produto, mas ao longo dos anos fomos diversificando e ampliando a nossa linha”, conta Rogério Fuzita Lopes, um dos filhos e que, hoje, administra o local.

Aos poucos e a pedido dos clientes, a loja foi ampliando sua atuação e, além dos famosos pertences para feijoada, oferece o tradicional bacalhau, todos os tipos de azeite e azeitona, variedade em queijos nacionais e importados, embutidos e frios cortados na hora, frutas secas, antepastos e conservas em geral, especiarias e temperos diversos e alimentos para dietas fitness.

Não só a gama de produtos mudou ao longo do tempo, mas também o local. O prédio original do Mercado Municipal de Pinheiros foi derrubado décadas depois de sua inauguração, por conta da construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima e um prédio novo, no endereço atual, foi reinaugurado em 1971. A família Lopes acompanhou todo o processo, mas manteve a tradição em sua essência.

E depois de 70 anos de atuação na capital, resolveram expandir e escolheram o coração da Granja Viana para tal. “Eu frequentava a Granja Viana desde 2002 e sempre tive vontade de ter um negócio neste lugar cheio de arvoredo, tranquilo e, mais, nós já tínhamos clientes granjeiros na loja de Pinheiros que sempre nos perguntavam quando íamos abrir uma loja perto para não ter que enfrentar a Raposo Tavares”, lembra Marli Sanchez Vieira Lopes, esposa de Rogério. Um belo dia, ela e o marido Rogério foram almoçar em um restaurante nas proximidades e viram no prédio em frente a placa “aluga-se lojas”. “Nós olhamos um para outro e falamos: vamos ver quanto é… Assim, surgiu a escolha e colocamos em prática o nosso projeto de expansão”, completa. O casal mora no Morumbi, mas também tem planos de se mudar para cá.

Do Mercado Municipal de Pinheiros para a loja no Pátio Viana, no centrinho do bairro, o Entreposto das Feijoadas mantém toda tradição. “A nova unidade segue os mesmos princípios que norteiam o Entreposto desde sua inauguração, em 1950, ou seja, produtos de excelente procedência e qualidade, preços convidativos e atendimento personalizado. Além dos típicos pertences para feijoada, temos bacalhau, conservas diversas, embutidos e linguiças, frios especiais fatiados, frutas secas, laticínios e queijos nobres, produtos naturais e cereais, temperos e especiarias”, finaliza o proprietário Rogério, convidando a todos a conhecerem a unidade comandada por sua esposa.

SERVIÇO
Loja Mercado Municipal de Pinheiros
Rua Pedro Cristi, 89 – Box 13 – Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3812-1418 / WhatsApp: (11) 94709-2759
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 18h

Loja Granja Viana
Rua José Felix de Oliveira, 928 – Galeria Patio Viana II – Cotia/SP
Telefone: (11) 4612-8600 / WhatsApp: (11) 97979-7982
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09h às 18h30

 

Por Juliana Martins Machado