Em meio aos inúmeros talentos existentes na região, a Circuito selecionou alguns granjeiros que inovaram nas produções. O processo criativo é muito rico, unindo elaboração, desenvolvimento e adaptação. Os resultados? Promissores. Nessa lista, é possível encontrar produções gastronômicas, inovações de design e funcionalidade, moda sustentável e conforto em equilíbrio com o meio ambiente. Confira:

Tão lindo quanto gostoso!

“Preparar alimentos é um ato de amor” – quem diz isso é a granjeira Claudia Gomes, dona da Casinha de Açúcar & Baunilha. Ela, que há mais de dez anos vem se especializando em gastronomia, descobriu o mundo dos biscoitos decorados e abriu sua confeitaria artesanal. Claudia prepara biscoitos personalizados, incrivelmente saborosos, feitos com ingredientes de primeira linha e cuidadosamente trabalhados com glacê real. O carro-chefe é o de baunilha com raspas de limão, mas também estão disponíveis biscoitos de chocolate, frutas cítricas, frutas vermelhas e amêndoas. Que tal presentear alguém que você ama com esses deliciosos biscoitinhos?

Contato: Instagram e Whatsapp – (11) 99953-9634

 

Memórias ao redor do fogo

Reunir-se ao redor do fogo é um dos hábitos socioculturais mais antigos que preservamos. Conversar com amigos e compartilhar histórias em um momento tão valioso parece parar o tempo para aqueles que enfrentam a correria da vida. Com o objetivo de resgatar esse costume intrínseco ao preparo de alimentos, o designer granjeiro Duda Gayotto, o arquiteto Pedro Heldt e o engenheiro ambiental Plinio Ruschi criaram o Noori, que significa “meu fogo, minha luz”, unindo conhecimento tradicional e ciência moderna. O produto, que já ganhou quatro prêmios de design, é móvel e multifuncional, agregando uma churrasqueira, um forno e um aquecedor. “O objetivo foi desenhar algo em que fosse possível preparar um ragu, um feijão, uma massa, uma pizza, e também legumes e carnes grelhadas. Queríamos romper com as limitações de uma churrasqueira padrão”, revela Duda.

Contato: www.noori.com.br

 

Esculturas para vestir

“Um abraço da natureza” – é assim que os clientes definem as joias da Básica Zero. Combinando delicadeza, precisão e versatilidade, o granjeiro Gabriel Scapinelli, Katrine Costa e Otávio Monteiro produzem peças artesanais que transmitem poesia em forma de esculturas geométricas. Os produtos são criados a partir de elementos da natureza e misturam cores, padrões e até símbolos ancestrais. O resultado? Esculturas fascinantes que você pode vestir. Cada coleção é uma novidade, mas sempre em caixinhas de madeira, acompanhando um potinho de cera de carnaúba para lustrar as peças. E aí, já pensou em unir estilo e sustentabilidade?

Contato: www.basicazero.com

 

Conforto e Sustentabilidade

E se seu pet pudesse ajudar o meio ambiente? Com as caminhas naturais de fibra de coco, agora isso é possível! O estado de São Paulo é o maior consumidor de água de coco do país. Ainda que ela seja benéfica para a saúde, as cascas vazias levam mais de dez anos para se degradar, causando grande impacto no meio-ambiente: obstrução de bueiros, emissão de gás metano, produção de chorume, contaminação de lençóis freáticos e a lista continua. Pensando nisso, a granjeira Eleonora Lins promoveu uma bela iniciativa: transformar as cascas em fibras. O projeto, que recebeu dois prêmios de sustentabilidade, criou produtos naturais que não geram lixo. Entre eles, as almofadas para pets. Confortáveis e coloridas, as caminhas são um passo no caminho certo para entrar em harmonia com o meio ambiente. Os bichinhos adoram! Elas possuem zíper e, quando chegam ao fim de sua vida útil, as fibras podem ser usadas para adubar e fortalecer plantas e, a capa e forro, biodegradáveis feitos 100% de algodão, podem ser enterrados no solo ou usados como pano de limpeza. Que tal contribuir para um mundo melhor?

Contato: Whatsapp – (11) 94261-2135

 

Otimizando recursos e consumindo com consciência

Defensora de soluções sustentáveis, a granjeira Layla Foz fundou a Call Me Layla com o objetivo de otimizar recursos e incentivar o consumo consciente. Versátil, duradoura e contrária ao fast fashion, a Call Me Layla trabalha com semijoias, biquinis, cristais e alquimias, optando por materiais biodegradáveis, recicláveis e éticos. Ela incentiva o consumo consciente em diversos setores: na decoração, através da simplicidade e funcionalidade; no entretenimento, optando por dividir suas experiências em diários digitais, para evitar o gasto de papel; no processo de produção e logística, trabalhando com produtos 100% artesanais. Layla quis também impactar no posicionamento feminino no mercado de trabalho: a marca emprega somente mulheres em toda a sua cadeia de produção. Com forte cunho holístico, há um diferencial: as peças são desenhadas com base na geometria sagrada e todas recebem aplicação de reiki.

Contato: www.callmelayla.com

Por Giovana Lins Barbosa

Artigo anteriorFundação Amazônia Sustentável e Sabesp se unem para conservar a Amazônia
Próximo artigoColégio Sidarta promove Arraial da Ajuda para arrecadar cestas básicas