Turistando por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah não é um guia tradicional de turismo, como o título parece sugerir .
É um delicioso diário de viagem, repleto de fotos deslumbrantes, que revela aspectos fascinantes da cultura, costumes, tradições dos Emirados Árabes Unidos, muito além dos roteiros tradicionais.
No livro, a autora Téia Camargo, moradora da Granja Viana, desmistifica o país do Oriente Médio como um destino exclusivo e caro a brasileiros, residentes no Brasil e em outros países do mundo, com dicas acessíveis de consumo e passeios.
A obra será lançada na Bienal Internacional do Livro São Paulo que inicia no próximo dia 3, em duas datas, no estande Eu Leio Brasil, nos dias 4 e 5.
A Bienal está homenageando em 2018 o emirado árabe de Sharjah, declarado pela Unesco como capital da cultura árabe (1998), capital da cultura islâmica (2014) e capital do turismo árabe (2015), eleito como a capital mundial do livro de 2019.
Apesar do tom pessoal e envolvente das experiências pessoais de Téia Camargo, acompanhada por seu marido na viagem por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah , as recomendações foram apuradas em sites de órgãos oficiais governamentais brasileiro e dos Emirados Árabes Unidos e conta, no fim de cada capítulo, com dicas de Cassilda (Cacá) Castello, brasileira que trabalha há 12 anos com turismo local focado a brasileiros.
“Esse livro não é, de forma alguma, um guia de viagem e tampouco se dispõe a ser um apanhado histórico de cunho político-ideológico- religioso ou apresentar qualquer juízo de valor. Nada disso! Foi uma viagem inesquecível, na qual aprendi muito, revi posições, derrubei barreiras construídas sobre mal entendidos, experimentei novos paladares, inspirei aromas até então por mim desconhecidos, e me senti tão à vontade a ponto de na última noite ter subido num palco para dançar com um grupo folclórico árabe que se apresentava para turistas”, explica a autora.
Téia Camargo apresenta em detalhes informações sobre alimentação (onde sair para comer, comprar especiarias), transportes, clima, hospedagem, leis e hábitos, vestimentas, visitas em locais tradicionais (como o fascinante deserto, mesquitas, museus), points incríveis (Parque da Ferrari; Legoland, com mais de vinte milhões de peças de Lego que reproduzem os principais monumentos e cartões postais de Dubai; o maior complexo de diversões do mundo, Dubai Park Resorts; IMG Worlds of Adventure, parque totalmente indoor e climatizado, cuja temática se baseia nos quadrinhos da Marvel e nos desenhos do Cartoon Network ; Louvre Abu Dhabi; e o maior jardim de flores naturais do mundo, o Miracle Garden), por exemplo.
Há roteiros que cabem no bolso de solteiros, casados, famílias com crianças e adolescentes, terceira idade.
Metade da renda obtida com a venda dos exemplares será revertida para o Hospital Pro Criança Cardíaca, instituição médica sem fins lucrativos fundada em 1996 pela cardiologista Dra. Rosa Celia, (http://www.procrianca. org.br). Turistando por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah
Serviço