Habitantes do Cemucam

Bióloga encontra cágado cabeça de cobra no parque de Cotia

A natureza continua bem viva no Parque Cemucam, em Cotia. Um prova disso, e também o que justifica as agradáveis visitas ao parque foi o achado da bióloga Christiana Palhares de Campos: um cágado cabeça de cobra, conhecido pelo nome científico de Hydromeduza tecifera.

“Sempre caminho pelo parque todo. Gosto da parte mais roots, porque sou bióloga. Quando olhei mais a frente na trilha, vi o casco no mato recém-roçado. Como é minha especialidade, fui direto ver se o animal estava viva e de onde poderia ter saído”, afirma Christiana.

De acordo com ela, o cágado foi encontrado logo depois da chuva, o que justifica o animal ter saído da água, seu habitat mais comum. “Ela deve ter saído do córrego para comer algum bichinho na grama”.

Após o encontro inesperado e feliz, e a constatação de que a residente do Cemucam estava bem, Christiana a colocou onde a encontrou.

“Como ela estava bem, só se protegendo, a deixei lá. Afinal de contas é um animal silvestre e deve ter o mínimo contato com o ser humano”, declara.

Para quem quer visitar o Cemucam e se aventurar por suas trilhas – mas sempre com muita responsabilidade e consciência ambiental, o parque fica na Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital) – Jd. Passárgada – Cotia. Funciona diariamente das 6h às 18h.

Artigo anteriorVereadores, prefeito e vice receberão 13º salário
Próximo artigoAcupuntura no tratamento da obesidade