Que tal montar uma horta bem perto de onde você mais precisa de alimentos frescos: na próxima cozinha ou no quintalzinho de casa.
Manjericão, orégano, alecrim, cebolinha, coentro, pimenta, salsinha, alface, tomatinhos, enfim, com uma boa readaptação de espaços, bom solo, paciência e dedicação, você consegue produzir boa parte do alimento que consome, e de forma que não utilize agrotóxicos ou pesticidas.
Mas vamos fazer um passo a passo para que o processo de se tornar um agricultor urbano seja mais suave.
Escolhas vasos retangulares, não tão profundos, não tão rasos. Vasos de plástico são bem fechado e retêm a umidade e o calor, perfeitos para cultivar temperos para chamar de seu.
Para o solo, coloque terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta.
Pedras ou cacos de cerâmica no fundo para facilitam o escoamento da água.
Ao adquirir embalagens com sementes, ai vai uma dica importante: não jogue a embalagem fora, pois no verso tem todas as instruções para você – que muitas vezes não conseguiu cuidar de um cacto – manter a sua planta viva.
A embalagem também pode ser colocada no canto do vasinho para você não esquecer o que plantou em determinado local. Vai que.. né?
Outra dica básica, mas importante. Plantas precisam de sol. Mas isso não que dizer que precisa passear com ela pelo bairro. Basta colocá-las perto das janelas por algumas horas e pronto, continuarão crescendo saudáveis.
Água, este item que é muito importante para você, para elas também é essências. Cuidado, plantinhas não fazem aulas de natação, então não vá afogá-las. Se a terra estiver úmida e grudando no dedo, este é o caminho.
Para desconvidar as formigas que insistiram em visitar sua horta, misture 10g de sabão de coco em pó, 5 cm de fumo de corda picado e 1 litro de água, deixe repousar por um dia, coe para retirar os restos de fumo e pulverize as plantas.
E para finalizar, paciência e dedicação, senão o que começou a ser cultivado nem chega à mesa.
Para quem quer se aprofundar no conhecimento sobre hortas, a empresa Sodexo tem uma cartilha muito completa sobre esse assunto.
Clique na imagem e confira: