INSS inicia a reabertura de suas agências hoje

Depois de 6 meses sem nenhum atendimento presencial o INSS irá reabrir suas agências. A Portaria 924 do INSS foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira ( 11).

O atendimento presencial será realizado apenas mediante prévio agendamento no Meu INSS (www.meu.inss.gov.br ou acesso via aplicativo no celular) ou através da Central 135, de segunda-feira à sábado, das 7h às 22hs, não sendo permitido o comparecimento às agências sem agendamento.

O segurado que busca o atendimento presencial deve verificar quais agências já estão aptas e agendar a consulta no site www.covid.inss.gov.br que foi criado recentemente pelo governo.

Um mapa irá diferenciar as agências que farão atendimento de perícia médica (selecionadas na cor verde) dos locais onde haverá apenas o atendimento administrativo, sem realização de perícia (selecionadas na cor amarela)

Basta clicar na cidade onde deseja ser atendido que aparecerá o endereço da agência, bem como a informação de realização ou não de perícia médica.

Para quem não possui o cadastro no Meu INSS, poderá fazê-lo no próprio site do Meu INSS ou obter uma senha provisória nos sites dos Bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banese, Banrisul e Sicoob.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

De acordo com a advogada especializada em direitos previdenciários Sara Quental, do escritório Crivelli Advogados, o INSS determinou algumas condições para o atendimento presencial.

“Depois do agendamento o segurado deve comparecer à agência no dia marcado, com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos”, explica.

Ela lembra que os protocolos de segurança contra a covid 19 devem ser seguidos como o uso obrigatório de máscara, a medição da temperatura corporal antes da entrada na agência, e a manutenção do distanciamento seguro entre as pessoas, que deverão observar a sinalização no solo e a marcação dos assentos enquanto aguarda o atendimento.

“Para evitar aglomerações apenas os segurados com horário agendado entrarão nas agências, sendo recomendado evitar a ida de acompanhantes quando desnecessários”, continua.

Por fim, ela lembra que o atendimento presencial será para serviços que não possam ser realizados ou solicitados no Meu INSS, como as perícias médicas, reabilitação profissional, avaliação profissional ou justificação administrativa.

Caso o serviço desejado não esteja disponível para agendamento de atendimento presencial, o segurado deverá verificar no Meu INSS ou com a Central 135, se não poderá ser realizado à distância.