Itapevi lança cadastro online do Castramóvel

Interessados em castrar cães e gatos devem fazer a inscrição online e aguardar contato dos agentes municipais

A Prefeitura de Itapevi lançou, nesta segunda-feira (10), o cadastro online para cães e gatos para serem castrados gratuitamente pelo Castramóvel. A inscrição deve ser feita por meio do site http://castracao.itapevi.sp.gov.br/.

O serviço online será disponibilizado para agilizar o agendamento das cirurgias e evitar o deslocamento desnecessário de pessoas neste momento de pandemia. O tempo médio de espera será de 90 dias.
Antes do agendamento, o responsável deverá assinar um termo de responsabilidade declarando estar ciente de todas as questões necessárias para a cirurgia.
Podem ser castrados cães e gatos, de raça indefinida, a partir dos cinco meses de idade até cinco anos, com até 15 quilos. Durante a cirurgia, o animal tem sua orelha tatuada para controle populacional.

Preparo do animal para castração e recomendações

Os animais devem estar com, pelo menos, seis horas de jejum de alimentação e água e chegar no horário agendado. Durante a pandemia, devem ser trazidos por um único tutor adulto obrigatoriamente (de máscara), sem outros acompanhantes e crianças.

Os gatos devem ser trazidos dentro de caixas de transporte (uma caixa por animal), os cachorros serão aceitos desde que tenham até 15 quilos e sem raça definida (não há castração de animais de raça) e o ideal é que estejam em caixa de transporte.

As orientações de cuidados pré e pós-operatórios poderão ser disponibilizados por mídia de vídeo e material impresso, no local terá banner reforçando os cuidados e protocolos de segurança, com o objetivo de diminuir o contato físico com a população e equipe, para evitar o contágio e disseminação do vírus.

As medicações para o pós-operatório serão entregues na alta do animal, como antibiótico, analgésico e antiinflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.

Castramóvel
Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o Castramóvel trata-se um ônibus totalmente adaptado como consultório veterinário itinerante, que realiza castrações gratuitas de cães e gatos pré-agendadas. O Castramóvel integra a série de ações para controlar a população animal, principalmente o número pets abandonados nas ruas.
Mais informações sobre inscrições, dúvidas e orientações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou pelo e-mail [email protected].