O cantor e compositor Jair Oliveira apresenta nesta quarta-feira 17, em todas as plataformas digitais, seu mais novo álbum autoral ‘Tekoá’, termo em Tupi Guarani que significa “aldeia” ou “comunidade”. O lançamento é feito pela gravadora e editora S de Samba, pela plataforma criativa digital Marshmelody, com distribuição digital da DittoMusic.
As canções do disco têm sido apresentadas nas plataformas digitais, por meio dos lançamentos em singles, desde outubro de 2023. São elas: Tekoá Yeshua; Rede Essencial ; Resiste e Samba; Teimosia ;Sonho de Rainha Rei; Rei da Lábia; Samba de Areia; Samba Colado; Write My Story; e Simples Desejo
Para o lançamento do álbum, Jair reservou a apresentação inédita da 12ª canção em uma parceria que cumpre um ciclo em sua vida familiar: Isa Oliveira, uma das filhas de Jair, estreia sua carreira musical ao lado do pai, em “Vem Logo”. Jair Oliveira começou de forma parecida, cantando ao lado de seu pai, Jair Rodrigues.
“Tekoá é um termo indígena que significa “aldeia”, “comunidade”. E o disco tem todo este conceito em torno da importância da vida – e da criatividade – em comunhão, em colaboração. As 12 faixas trazem conexões com pessoas de vários lugares do mundo e que são encontros expressivos e muito significativos. Contar também com a participação de minha filha, Isa Oliveira, em uma das canções, sentir ela dividindo comigo os vocais principais, é mais uma das regras impostas em minha Tekoá: é a realização da Lei da Vida”, diz Jair.
Não é primeira vez que Jair lança canções com suas filhas, mas há um feito inédito: “Já gravamos inúmeras vezes juntos em nosso projeto infanto-juvenil “Grandes Pequeninos”. Mas é a primeira participação de Isa em um disco solo adulto meu”.
“É uma canção de mensagem positiva que exalta o abraço da natureza quando estamos dispostos a “tirar as mágoas com água salgada do mar” e aproveitar. O “vem logo” deste chamado contrapõe-se ao “vai logo” das efemeridades de experiências e comunicações do mundo moderno (real e virtual), no modo “fast info”, “fast views”, “fast news”, onde quase tudo é vivenciado e digerido em velocidades frenéticas e com variações de humores típicos de metrópoles barulhentas e aceleradas. A voz doce de minha filha Isa Oliveira, anunciando este importante chamado, realça ainda mais a mensagem da canção e coloca em foco o meu prazer especial de viver estes momentos ao lado de minha família. Sim, Tekoá chegou!”, conclui Jair Oliveira.
Relembrando – Jair Oliveira foi a capa da edição 212, em agosto de 2017. Nesta entrevista exclusiva, junto com Léo Maia, ele homenageou a vida e a obra de seu pai, falou das mudanças trazidas pela paternidade e nos presenteou com suas memórias emocionais, afetivas e referenciais. “Meu pai fez a vida dele valer a pena. E eu tento fazer coisas que façam a minha vida valer a pena. E é este legado que quero deixar para minhas filhas, família, amigos… Isso é uma coisa em que eu penso muito: o que posso deixar? Impossível a gente vir para cá, viver um pouco, morrer e acabar. O significado está na alegria que possa deixar, nas coisas boas que possa espalhar. Como meu pai cumpriu essa missão, não lamento jamais a morte dele. Meu pai viveu o que tinha de viver. Eu celebro a vida dele. E quero muito que as pessoas celebrem a minha vida, e não a morte, quando for minha hora também”, declarou na época.